Medidas

Lockdown em Pernambuco não proíbe circulação de pessoas nas ruas

Depois que o Governo de Pernambuco anunciou uma quarentena mais rígida no Estado a partir desta quinta-feira (18) até o dia 28 de março e, apesar das duras restrições, no comércio e em outras atividades consideradas não essenciais, a circulação de pessoas nas ruas dos municípios pernambucanos está permitida. Esse cenário é diferente do último lockdown realizado em algumas cidades pernambucanas, em maio de 2020.

Nesta nova quarentena, as pessoas não serão abordadas nas ruas e não precisarão mostrar documentos para informarem onde estão indo. Também não haverá o rodízio de carros nas ruas como em maio do ano passado e o governo não instalará barreiras nas cidades, nem multa individual por não uso de máscara. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a meta do novo lockdown é ter, pelo menos, 60% na taxa de isolamento social.

Veja aqui o decreto do Governo de Pernambuco na íntegra 

Leia também:
>>>Paulo Câmara decreta lockdown em todo território de Pernambuco; veja quando

Recentemente, o estado de Pernambuco vem adotando medidas mais rígidas para conter o avanço do novo coronavírus. No dia 1º de março, o governador Paulo Câmara anunciou um decreto que vale até esta quarta-feira (17). Segundo as normas, atividades consideradas não essenciais só podem funcionar das 5h da manhã às 20h. Nos dois fins de semana, todos os serviços não essenciais não funcionaram no estado de Pernambuco. De acordo com os números, o estado aparece com uma tendência de alta no números de óbitos por Covid-19.

Durante o período de quarentena, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais, esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.

Pandemia no Estado

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco confirmou na terça, dia 16/03, 2.482 novos casos da Covid-19. Destes, 177 (7%) estão classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), portanto internados e/ou mais graves, e 2.305 (93%) são casos leves. Ao todo, o Estado soma 320.931 confirmações (33.804 graves e 287.127 leves). Ao todo, o Estado soma 320.931 confirmações.

Também foram confirmados, por exames, 60 novos óbitos (29 masculinos e 31 femininos), registrados entre os dias 27/12/2020 e 15/03/2021Com isso, o Estado totaliza 11.471 mortes pela doença.