Imunização

Brasil assina contrato para 10 milhões de doses da vacina Sputnik V

Imunizante é produzido pelo laboratório brasileiro União Química. Fornecimento será entregue ao longo do segundo trimestre.

Ministério da Saúde do Brasil assinou, na sexta-feira (12/3), o contrato para receber 10 milhões de doses da vacina Sputnik V que serão importadas da Rússia pelo laboratório brasileiro União Química.

“Chegamos a um bom entendimento para receber a Sputnik V, iniciado em ainda em agosto de 2020, quando a Rússia aprovou o uso desse imunizante para seus cidadãos. Aprofundamos essas negociações já no mês seguinte e agora temos mais um reforço para salvar vidas e fortalecer nosso Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO)”, destacou o secretário Executivo da Pasta, Elcio Franco.

O cronograma incialmente previsto de entregas apresentado pelo laboratório União Química indica a possibilidade de chegada ao Brasil de 400 mil doses até o final de abril, mais 2 milhões no fim de maio e 7,6 milhões em junho.

Leia também:
>>>Paulo Câmara visita fábrica da Sputnik V para negociar compra de vacinas para Pernambuco

“Agora, para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik V em nossa população e realizar os pagamentos após cada entrega de doses dessa vacina, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário“, lembrou Elcio.

A farmacêutica também informou ao ministério que pretende fabricar a substância em estruturas que possui em São Paulo e no Distrito Federal para atender a demanda nacional, possibilidade que será avaliada pela Saúde nas próximas semanas e que poderá levar à concretização de outro acordo comercial.

Ver mais:
>> Em carta, governadores pedem pacto entre os três poderes e rapidez na vacinação
>> Em nota, 16 governadores afirmam que governo Bolsonaro promove “má informação” e “conflito”

Compra

Os nove estados do Nordeste fecharam a compra de cerca de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. O anúncio foi feito na sexta-feira (12) pelo governador da Bahia, Rui Costa, em vídeo postado nas redes sociais. Segundo o governador, a Bahia deve receber quase 10 milhões de doses do imunizante. governadores, Consórcio Nordeste fecha compra de 37 milhões de doses de vacina Sputnikgovernadores, Consórcio Nordeste fecha compra de 37 milhões de doses de vacina Sputnik

“Conseguimos finalizar a compra de 37 milhões de doses, para os estados do Nordeste, da vacina Sputnik. Com isso, a Bahia ficará com quase 10 milhões de doses, para imunizar 5 milhões de baianos e baianas”, afirmou.

A Sputnik V ainda não tem autorização de uso emergencial concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo federal também negocia a compra de mais 10 milhões de doses do imunizante russo.

Da redação do Portal com informações do Ministério da Saúde 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal