Imunização

Recife inicia cadastramento de idosos a partir de 70 anos para vacinação contra Covid-19; veja como

O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos na manhã desta sexta-feira, 12 de março, em visita ao posto de vacinação drive-thru localizado no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira.

Idosos a partir de 70 anos, moradores do Recife, poderão ser vacinados contra covid-19 a partir deste sábado, 13 de março . O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos, na manhã desta sexta-feira, 12 de março, em visita ao posto de vacinação drive-thru localizado no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira.

Ele destacou que o agendamento poderá ser feito a partir das 18h de hoje e a vacinação do novo grupo começa amanhã, 13 de março. Prefeito também anunciou a abertura de 10 novos leitos de UTI da rede da Prefeitura do Recife.

O prefeito informou que, com exceção de Manaus, que tem um processo de vacinação excepcional por conta da crise sanitária, Recife é a primeira capital do Brasil a fazer a vacinação nessa faixa etária.

“O Recife vai ser a primeira capital do Brasil a fazer a vacinação das pessoas com 70 anos ou mais. É um passo importante porque a gente tem certeza que a cada novo grupo aberto, a gente possibilita vidas salvas” afirmou.

Ele também ressalta a importância da gestão tecnológica no processo de vacinação para poder avançar nas faixas etárias dos grupos prioritário.

“Também fomos a primeira capital do país a fazer um sistema de cadastro e agendamento 100% digital. Graças a essa decisão a gente consegue ter controle de marcação e agendamento para não haver fila ou aglomeração nos centros de vacinação. Com isso a gente consegue saber exatamente quantas pessoas estão cadastradas e agendadas, e fazer uma boa gestão do estoque”, explicou o prefeito.

O agendamento deve ser realizado através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

No ato da marcação, é preciso anexar comprovante de residência e o documento da identificação oficial. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.

No centro de vacinação montado no Dnocs, o clima era de esperança com a aplicação da vacina.

“Moro aqui em Cajueiro, estou me sentindo muito bem, nada de anormal com a vacina. É a primeira dose, estou aliviado. casa”, comemorou Aposentado Cleto Carneiro, 83 anos.

O técnico de enfermagem José Edson Rocha, de 56 anos, falou sobre como os profissionais de saúde estão passando na pandemia.

“Tomei a primeira dose e estou bem, com expectativas renovadas. Eu tenho procurado não ter medo, porque profissional de saúde tem que ter coragem para que sua imunidade esteja bem, o que ajuda a muitos. E o medo deprime, abate. Procuro crer que tudo vai passar e é a verdade vai passar, é uma fase. A gente faz de tudo na área de saúde para que os que cheguem até nós sejam bem cuidados” disse.

João Campos Recife
Prefeito do Recife João Campos em visita ao posto de vacinação drive-thru localizado no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Leia mais:
>>> Pernambuco conclui distribuição de mais 110.800 doses de vacina a todos os municípios

Outro anúncio feito na manhã desta sexta foi a abertura de mais dez leitos de UTI no Hospital Evangélico, entidade filantrópica conveniada à rede municipal do Recife, no bairro da Torre. “Fizemos decisões de salvar vidas, ousadas e corajosas.”

No Hospital do Idoso vão funcionar 80 leitos, no dia de hoje vai começar a funcionar mais dez novos leitos de UTI no Hospital Evangélico e a gente tem um plano para, nos próximos 15 dias, conseguir a abertura de mais 120 leitos de enfermaria e sala vermelha, que são praticamente equivalentes a uma UTI, além de implementar 40 novos leitos no Hospital da Mulher.

Tudo isso soma mais de 240 novos leitos nos hospitais. Nosso dever de casa a gente está fazendo: vacinação e abertura de leitos. É fundamental que cada um faça a sua parte. O Brasil,  infelizmente, vive o momento mais crítico da Pandemia”, pontuou João Campos, num apelo para que a população tome os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus.

Locais de vacinação

 A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza ao todo 16 pontos para a vacinação. Os drive-thrus ficam no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; e Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.

Além dos pontos onde a pessoa não precisa descer do veículo, a Secretaria de Saúde do Recife oferece salas de vacina em outros pontos: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo. Os outros centros continuam funcionando na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

Outros Públicos

Além dos idosos a partir de 70 anos, o Recife continua vacinando os trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos; trabalhadores da Atenção Básica do município e os que atuam nas redes pública e privada, em policlínicas, maternidades, UTIs, centros de quimioterapia e de Terapia Renal Substitutiva.

Além deles, os trabalhadores da saúde dos setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem; cardiologia, vascular e neurologia. Os que atuam nas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental, no setor de Saúde do Trabalhador, e, mais recentemente, os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 (UTI e enfermaria covid) e nos serviços de urgência e emergência também foram incluídos na lista de grupos prioritários.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal