Acordos

De olho em 2022, Lula procura Rússia e China para trazer vacinas para o Brasil

Com a volta do ex-presidente Lula ao cenário político, o petista antes mesmo de sua coletiva no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) esteve em contato com os governos da Rússia e China para tratar das vacinas contra a Covid-19.

Há três meses o ex-presidente Lula teve um encontro com Kirill Dmitriev, diretor do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) que financiou o desenvolvimento da Sputnik V.

O interesse de Dmitriev em ter uma conversa surgiu após ele descobrir que o nome de Lula era um dos signatários de um abaixo-assinado pelo Nobel da Economia Muhammad Yunus, que defende a vacina enquanto um bem comum e que seja distribuída gratuitamente.

Além disso, o encontro de Lula com Dmitriev contou com a interlocução do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que incentivou a reunião. Além do ex-presidente, participaram da reunião com o diretor do fundo russo os ex-ministros da saúde José Gomes Temporão, Alexandre Padilha e Arthur Chioro.

De acordo com o relato de Alexandre Padilha ao jornal O Globo, “foi uma conversa importante, porque abriu a relação do fundo russo com o Consórcio do Nordeste. Deixamos claro que, além do Paraná, com quem eles tiveram as primeiras tratativas, tinham muitas frentes no Brasil a serem abertas”.

Ver mais:

>> MPF requer manutenção das decisões de Curitiba em processos envolvendo o ex-presidente Lula

>> Lula critica atuação da imprensa e afirma que não quer mais se encontrar com donos de jornais e TV

Padilha também relatou que foi destacado o “interesse pelo volume de vacinas era maior e envolvia vários estados brasileiros. Isso fortaleceu o acordo de milhões de vacinas firmado com os estados do nordeste”.

Além das tratativas com o fundo russo, Lula e a ex-presidente Dilma fizeram contato com o governo da China. Em carta enviada ao presidente chinês, Xi Jinping, elogiaram a condução da pandemia no país e criticaram o negacionismo e “incivilidade” de Jair Bolsonaro.

“Consideramos oportuna essa mensagem, como forma de manifestar a nossa certeza de que a antiga e sólida amizade entre os nossos povos não será abalada pelo presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e seu governo”, escreveram Lula e Dilma ao governo da China.

Dilma e Lula se referiram ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, que foi alvo de ataques de Eduardo Bolsonaro e Ernesto Araújo.

“O embaixador da China no Brasil, seguidamente desafiado por provocações e manifestações desrespeitosas de nossos governantes, se esforça como pode para preservar as boas relações entre nossos países”.