Desabafo

André Longo: “Nós vamos ter um aumento expressivo de mortalidade em PE”; assista

Em coletiva, secretário estadual de Saúde criticou as pessoas que usam a máscara de forma errada e fez apelo para o uso correto do equipamento de proteção.

Durante a coletiva de imprensa do Governo de Pernambuco, realizada na última quinta-feira, 11 de março, o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, fez um desabafo e ressaltou a importância do uso da máscara para combater a pandemia da Covid-19 no Estado. Durante a fala, o chefe da pasta disse que o estado de Pernambuco terá “um aumento expressivo de mortalidade”.

Veja o vídeo:

Em tom firme, o secretário de Saúde criticou as pessoas que usam o equipamento de proteção de forma errada.

“A gente ver gente com instrução sem usar a máscara. É um verdadeiro absurdo e hoje estamos todos pagando o preço novamente  um ano depois”, afirmou André Longo.

André Longo ressaltou que se 95% da população usar a máscara de forma correta, cobrindo a boca e o nariz, o Estado consegue controlar a doença. Ainda fez um apelo para que a população tenha educação e respeite as normas sanitárias.

Na última quinta-feira, 11 de fevereiro, o estado de Pernambuco anunciou a abertura de mais de 80 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo durante a semana. A medida foi adotada depois que o Estado registrou altos índices de infecção e de internação nas UTIs por conta da Covid-19.

Leia também:
>>>Pernambuco ganha mais 80 leitos de UTI em quatro dias

De acordo com Longo, até o final desta semana ainda há a expectativa de abrir mais 100 leitos de terapia intensiva nos hospitais de referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (20), Evangélico (10), Eduardo Campos da Pessoa Idosa (10), Otávio de Freitas (10); Cesac Prado (20) e Real Hospital Português (2), no Recife; Mestre Vitalino (10), em Caruaru; e Hospital Universitário de Petrolina (8).

Além das vagas de terapia intensiva, nesta semana também foram abertos 15 leitos de enfermaria nos hospitais Geral de Areias (10), no Recife; e Regional Fernandes Salsa (5), em Limoeiro. Nos próximos dias, ainda serão colocados em funcionamento mais 67 leitos nos hospitais de referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (10) e Cesac Prado (20), no Recife; Jaboatão Prazeres (12), em Jaboatão dos Guararapes; Belarmino Correia (15), em Goiana; e São Sebastião (10), em Caruaru.

Ainda de acordo com os dados da Secretária Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco confirmou na quinta, dia 11/03, 1.669 novos casos da Covid-19. Ao todo, o Estado soma 313.227 confirmações. O boletim também registrou mais 1.127 pessoas recuperadas da doença, totalizando 268.696 curas.

Além disso, também foram confirmados, por exames, 23 novos óbitos (8 femininos e 15 masculinos), registrados entre os dias 21/04/2020 e 09/03/2021. Com isso, o Estado totaliza 11.269 mortes pela doença.

Medidas restritivas

No dia 1º de março de 2021, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou, por meio de um decreto, a adoção de medicas mais restritivas no território estadual. Com o decreto que vale até o a próxima quarta-feira, 17 de março, atividade consideradas não essenciais só podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 5h da manhã às 20h. No Sábado e domingo, esses serviços ficam definitivamente fechados. Nas praias, os pernambucanos podem realizar atividades esportivas individuais.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal