Sem Conversa

Lula critica atuação da imprensa e afirma que não quer mais se encontrar com donos de jornais e TV

Em discurso e entrevista nesta quarta-feira (10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não queria mais se encontrar com donos de jornais e emissoras de televisão e criticou a atuação da imprensa.

No discurso, o petista criticou em especial os veículos do Grupo Globo, durante os processos que levaram à sua condenação pelas investigações da operação Lava Jato.

Apesar das críticas ao jornalismo da emissora TV Globo, o ex-presidente se dispôs a dar uma entrevista ao jornal Valor Econômico, veículo que pertence ao grupo.

Eu vou viver meu novo normal agora fazendo o que eu sei fazer. Eu vou conversar com os políticos desse país, dirigentes de sindicato, empresários, não quero saber se é engenheiro, plantador de soja, criador de galinha. Ou seja, se o cara tiver disposto a conversar sobre esse país, pode ficar certo que ele encontrará em mim um interlocutor. A única coisa que eu não faço e não farei é atender pedido para almoçar com diretor de jornal, de revista e dono de televisão. Eu já cansei de fazer e nunca resultou em um benefício, porque muitas vezes eles não se comportam como donos de um meio de comunicação de interesse público, eles tratam como uma coisa privada”, declarou Lula durante sua entrevista.

Ver mais:

>> Bolsonaro surge de máscara depois que Lula orientou brasileiros a “não seguirem nenhuma atitude imbecil do presidente”

>> Lula: “fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de História”

>> “Sempre estivemos corretos”, diz defesa de Lula após anulação de condenações

O ex-presidente respondeu a pergunta de uma repórter do Valor Econômico e a afirmou por duas vezes que o veículo está devendo uma entrevista a ele, e que poderia ser articulado um novo encontro com o jornal.

“O Valor está me devendo uma entrevista. Porque a última que eu dei foi há uns 4 anos atrás” (sic), disse.

O ex-presidente também afirmou que faz mais de 5 anos que não dá um entrevista exclusiva para TV.

“Faz 5 anos que eu não falo com a imprensa. A última vez que eu dei uma entrevista para a televisão foi há uns 5 ou 6 anos. Eu virei uma espécie de vírus.”

O ex-presidente ainda falou sobre a reportagem do Jornal Nacional falando sobre a anulação de suas condenações.

“Fiquei feliz. Depois da divulgação de tanta mentira contra mim, acho que nós tivemos ontem [3ª feira (9.mar)] um Jornal Nacional épico. Ontem, quem assistiu televisão, não estava acreditando no que estava acontecendo. Pela 1ª vez, a verdade prevaleceu.”

“Fiquei feliz porque espero que a verdade versada pela Globo ontem seja o novo padrão de comportamento com a verdade. A Globo não tem que gostar ou não gostar do presidente, do partido. Ontem fiquei feliz porque eu vi a verdade proferida na íntegra por 2 ministros da Suprema Corte. Espero que continue assim. Porque antes Gilmar [Mendes] e [Ricardo] Lewandowski não apareciam. Apareciam os acusadores durante meia hora e as vezes o Gilmar e Lewandowski, se votassem contra os procuradores, tinham 30 segundos. Dos meus advogados nem falo. O esforço pra que aparecessem por 30 segundo era monumental e nem sempre apareciam.”