Precaução

Piscinas e espaços de lazer terão fiscalização intensificadas em Vitória

Ficou decidido na tarde da terça-feira (09) que serão intensificadas as fiscalizações às festas clandestinas e reuniões particulares que acontecem em piscinas e espaços de lazer em Vitória de Santo Antão, tanto na periferia quanto na zona rural. A decisão foi tomada conjuntamente por integrantes de diversos setores da sociedade reunidos no gabinete do prefeito.

Reunião com o prefeito. Foto: Divulgação

Além de Paulo Roberto, estavam presentes os vereadores André Saulo (PSD), presidente da Câmara, Mano Holanda (PSD), David Frutas (PSB), Josias da Militina (Republicanos), Irmão Celso Bezerra (PSB), o secretário de Saúde, Eudes Lorena, e o de Administração, Joeides Pereira. “Precisamos do reforço do Estado, sendo o mais radical possível para salvar vidas”, destacou o presidente da Câmara.

“As fiscalizações nas piscinas e espaços de lazer nas áreas urbanas e rurais de Vitória de Santo Antão vão fazer parte da Força Tarefa que já atua no município há duas semanas”, explicou o secretário de Saúde, Eudes Lorena, diante da demanda dos presentes. O Major Carvalho, subcomandante do 21º BPM, participou por telefone e informou que irá “reforçar os esforços para apoiar e cumprir os decretos das autoridades sanitárias”, assegurou.

Também participaram desta tomada de decisão, a diretora-geral do Hospital João Murilo (HJMO), Roberta Câmara, a diretora de Enfermagem do HJMO, Bárbara Vasconcelos, a diretora da UPA-E, Carolina Moreira, o diretor da Apami, Raul Mariz, e o diretor do Hospital Santa Maria, Clauderico Sampaio Couto.

Leia também:
>>>Prefeitura da Vitória de Santo Antão realiza força-tarefa de combate as aglomerações na cidade

O secretário estadual de Direitos Humanos, Pedro Eurico, informou que quem for flagrado em festas clandestinas e aglomerações pode ser preso. Segundo ele, todos os que desobedecem às medidas restritivas em todo o Estado de Pernambuco, estão praticando crimes contra a saúde pública.

“Não vamos mais tolerar esse tipo de comportamento. Todos que participam estão praticando um crime contra a saúde pública, previsto no artigo 268 do código penal”, destacou o secretário em entrevista ao Sistema Jornal do Commercio.

A diretora da UPA-E destacou que os casos confirmados têm sido em pessoas cada vez mais jovens.

“Eles precisam entender que a vacina que os idosos recebem diminui as complicações, mas não deixa a pessoa livre de pegar a doença”, explicou Carolina Moreira.

FEIRA

Ficou decidido também na reunião que a feira livre do centro da cidade vai ser autorizada de funcionar no próximo sábado, de acordo com as normas do decreto estadual, estritamente para os produtos alimentícios, que são considerados essenciais. A fiscalização e as barreiras sanitárias continuarão por lá e também na feira dos bairros de Lídia Queiroz, Maués e Água Branca.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Vitória de Santo Antão