Pandemia

Pernambuco atinge 84% em ocupação de UTIs para crianças e Imip anuncia contratação de novos médicos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em todo o estado, são 31 vagas. Na terça-feira, 9 de março, havia cinco leitos desse tipo disponíveis para novos pacientes.

Pernambuco atingiu a marca de 84% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para crianças com sintomas de Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em todo o estado, são 31 leitos. Na terça, 9 de março, havia cinco vagas desse tipo disponíveis.

Por causa disso, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) anunciou uma seleção para contratar médicos e abrir uma UTI Pediátrica Covid “em caráter de urgência”.

Esses leitos, segundo a SES, são para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quadro de saúde que pode ser provocado pela Covid-19 e por outros agentes.

Ainda não há detalhes sobre a nova estrutura, como número de leitos postos à disposição e o prazo de abertura da nova UTI pediátrica. Para se inscrever, os médicos podem cadastrar os currículos no site do Imip. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (81) 2122.4178.

Leia mais:
>>> Brasil bate recorde com quase 2 mil vidas perdidas em 24h e ultrapassa EUA em mortes diárias por Covid-19

Sobre a situação, a SES afirmou, por meio de nota, que “tem atuado permanentemente no incremento de novos leitos dentro da rede para o atendimento de casos suspeitos e confirmados para Covid-19” e que isso “tem possibilitado a oferta de mais de duas mil vagas em todo o território pernambucano”.

De acordo com o boletim mais recente da Secretaria de Saúde, divulgado na segunda-feira, 8 de março, a ocupação de UTIs dedicadas à Covid era de 95%. Eram 1.014 leitos ocupados, dos 1.068 existentes. Na rede particular a ocupação era de 92%: 308 pacientes para 335 UTIs.

Na nota enviada pela SES, a pasta também afirma que “há um edital em vigor para contratualização de leitos em unidades privadas e filantrópicas do estado” e que “o monitoramento diário da situação epidemiológica do estado e da rede de assistência possibilita o trabalho preventivo das ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos”.

Pernambuco confirmou, na terça-feira, 9 de março, mais 1.319 casos e 17 óbitos por Covid-19. Com isso, o estado passou a totalizar 309.976 pacientes que receberam a confirmação da doença e 11.224 pessoas que faleceram após a infecção pelo novo coronavírus. Os registros começaram em 12 de março de 2020.

G1 PE

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal