Comprovação

“Sempre estivemos corretos”, diz defesa de Lula após anulação de condenações

Com a decisão, o ex-presidente não terá mais restrições na Justiça Eleitoral e está elegível para disputar um cargo público. 

Após a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anular as condenações contra o petista dadas pela Justiça Federal de Curitiba no âmbito da Operação Lava Jato, a defesa do ex-presidente Lula afirmou que recebeu a notícia “com serenidade”.

Em nota, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins afirmaram que o entendimento do ministro do STF é o “reconhecimento de que sempre estivemos corretos nessa longa batalha jurídica” e tem sintonia com as colocações da defesa.

Os defensores do petista, portanto, afirmaram que a decisão não repara os “danos irremediáveis causados pelo ex-juiz Sergio Moro e pelos procuradores da ‘lava jato’ ao ex-presidente”.

“Sempre provamos que todas essas condutas faziam parte de um conluio entre o então juiz Sergio Moro e dos membros da ‘força tarefa’ de Curitiba, como foi reafirmado pelo material que tivemos acesso também com autorização do Supremo Tribunal Federal”, afirma trecho do documento, que também considera as condenações feitas pela Força-tarefa como um ataque ao Estado Democrátio de Direito.

Nas redes sociais, o ex-presidente publicou trecho da nota dos advogados e também republicou a imagem de uma conversa por chamada de vídeo com o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, que afirmou que “Justiça foi feita”.

Ver mais:

>> Bolsonaro afirma que “o povo não quer um candidato como Lula em 2022”

>> Urgente: Fachin anula todas as condenações de Lula e o torna elegível

>> Saiba o motivo que fez Fachin anular a condenação de Lula; veja decisão na íntegra

Anulação 

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje, 8 de março, anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Na decisão, o ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações.

Com a decisão, o ex-presidente não terá mais restrições na Justiça Eleitoral e está elegível para disputar um cargo público. Lula, Urgente: Fachin anula todas as condenações de Lula e o torna elegívelLula, Urgente: Fachin anula todas as condenações de Lula e o torna elegível

Pela decisão, ficam anuladas as condenações nos casos do triplex do Guarujá (SP), com pena de 8 anos e 10 meses de prisão, e do sítio em Atibaia, na qual Lula recebeu pena de 17 anos de prisão. Os processos deverão ser remetidos para a Justiça Federal em Brasília para nova análise do caso.

A anulação ocorreu porque Fachin reconheceu que as acusações da força-tarefa da Lava Jato contra Lula não estavam relacionadas diretamente com os desvios na Petrobras. Dessa forma, seguido precedentes da Corte, o ministro remeteu os processos para a Justiça Federal em Brasília.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal