Reconhecimento

Prefeito de Itapissuma reconhece igrejas como essencial e autoriza funcionamento dos templos religiosos

Zé de Irmã Têca (PSD) publicou decreto na quinta-feira, 04 de março, e cidade se torna a única do Grande Recife a liberar atividade nos próximos finais de semana.

O prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Têca (PSD), autorizou por meio de decreto municipal o funcionamento e reconhecimento das igrejas e templos religiosos como atividades essenciais durante a pandemia do novo Coronavírus.

Anúncio foi publicado pelo prefeito reeleito da cidade em rede social. Acompanhe:

Leia também:
>>> Bancada evangélica da Alepe pede atividades religiosas como essencial

O Governo de Pernambuco, após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, na última segunda-feira, 1° de março, a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado.

Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. A permissão para Igrejas e templos religiosos se limita a realizar celebrações com transmissão via internet, mas, sem presença dos fiéis. Também estarão fechados clubes sociais, praias e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais.

As medidas, anunciadas pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, entrou em vigor desde quarta-feira, 3 de março, e são válidas até o dia 17 de março.

Leia na íntegra o texto do prefeito Zé de Irmã Têca sobre a decisão.

“Foi publicado ontem (04) o decreto nº 014/2021 que amplia as restrições de atividades sociais na Pandemia, acompanhando o estado, COM RECONHECIMENTO DA ATIVIDADE RELIGIOSA COMO ESSENCIAL desde que sejam seguidos rigorosamente os protocolos sanitários preestabelecidos pelo Ministério de Saúde.”

Posicionamento da igreja católica

Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, se posicionou sobre o novo decreto do Governo do Estado, após realizar reunião extraordinária do Conselho Episcopal,  na noite desta segunda-feira, 1º de março.

O líder católico emitiu um comunicado acalmando e esclarecendo os fiéis sobre como proceder até o dia 17 de março. As missas dos finais de semana poderão ser transmitidas pela internet por agentes da Pascom (Pastoral da Comunicação), e equipe de celebração.

As demais atividades pastorais ficarão suspensas nesses dois finais de semana, 06 e 07, 13 e 14 de março (3º e 4º domingos da Quaresma).

Durante a semana, as atividades pastorais poderão acontecer com a presença dos fiéis, observando as medidas de prevenção habituais e respeitar o horário entre 20h e 5h horas, de modo que não exista nenhuma movimentação nas igrejas.

Dom Fernando disse lamentar que as atividades religiosas não sejam consideradas atividades essenciais, sobretudo neste tempo de sofrimento. O metropolita afirmou obedecer ao Decreto do Governo do Estado, pois, se coloca sempre a favor da vida.

O líder católico salientou que em comunhão com a Igreja no Brasil, reitera a necessidade de tomar a vacina, do uso de máscaras, das medidas de distanciamento e higienização.

Por fim, o bispo se mostrou preocupado com a permissão de outras atividades que geram aglomerações, sobretudo, no transporte público e nas filas das agências bancárias. 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal