Atuação

João garante programa Embarque Digital na apresentação de balanço do Porto Digital

Projeto é voltado para formação de jovens da educação pública para área de tecnologia.

Durante a divulgação do balanço das atividades do Porto Digital para o ano de 2020, na tarde da quinta-feira (4), o prefeito João Campos garantiu que irá realizar o projeto Embarque Digital, uma parceria da Prefeitura do Recife com o Porto Digital, com o objetivo de capacitar recifenses em tecnologia que deverão atuar nas empresas do ecossistema de tecnologia e inovação.

Além disso, o gestor municipal parabenizou o presidente do Porto Digital Pierre Lucena e todos os trabalhadores e trabalhadoras que contribuíram com o crescimento do parque no ano de 2020, mesmo com os desafios da pandemia.

João, João garante programa Embarque Digital na apresentação de balanço do Porto Digital
João Campos cumprindo agenda no Porto Digital. Foto: Rodolfo Loepert

O Porto Digital registrou, comparando 2020 com 2019, um crescimento de 21,7% do faturamento anual do conjunto de suas empresas; 3%, no que diz respeito ao número total de empresas do parque; e um crescimento de 14,7% no número total de colaboradores das empresas.

“Um dos grandes gargalos que a gente vê na área de tecnologia no mundo inteiro é a formação de mão de obra para a tecnologia. Então a Prefeitura está desenhando neste momento, em parceria com o Porto Digital, a consolidação do Embarque Digital, para que a gente possa oferecer bolsas para os estudantes de escola pública, para fazer o curso de tecnólogo em dois anos e meio, e ter uma formação que garanta além do conhecimento uma grande chance de empregabilidade que é um desafio para a juventude”, explicou João Campos.

Leia também:
>>>João Campos afirma que incluirá profissionais da educação em plano de vacinação do Recife

“Nós vamos construir isso ao longo desse ano e eu tenho certeza que será uma aposta acertada. O Recife não apenas será um polo que junta grandes empresas e conhecimentos, mas também vai se consolidando como um polo de formação na área de tecnologia, expandir tanto o mercado mas também a formação de pessoas nessa área é algo que pode fazer com que a curva de geração de emprego seja exponencial como a do faturamento”, completou João.

Sobre o resultado apresentado no balanço das atividades do parque tecnológico, João Campos afirmou que os dados simbolizam o que ele deseja para a cidade – oportunidades:

“o sentimento que a gente tem hoje é de esperança no futuro. O Porto Digital vai na boa contramão, enquanto a gente vê os números sendo um grande ponto de ansiedade na economia do mundo, na retração do emprego e da economia, principalmente devido à pandemia, a gente vê que o Porto Digital de fato dialoga com o futuro e os números mostram isso quando a gente vê os números não apenas de faturamento, mas em relação ao crescimento do número de colaboradores e de empresas embarcadas”, explicou João.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, comentou sobre as parcerias que já foram feitas com o Porto Digital e sobre a perspectiva para novas parcerias entre o poder público e o parque.

“Quero comemorar e parabenizar a todos, cada um dos trabalhadores do porto de digital hoje vai ficar orgulhoso do resultado que está alcançando. Eu tive a alegria de, como secretário, lá atrás, criar parcerias com o Porto Digital. E como prefeito, em 8 anos, até o ano passado, estabelecemos parcerias e somamos esforços. Eu tenho certeza que a Prefeitura vai ampliar e avançar o que estava sendo feito, mas agora como secretário eu quero também reafirmar esse compromisso também, inclusive com a atração de novos empreendimentos para o parque tecnológico e fortalecimento dos que já estão aqui. É só elogio, agradecimento e parabenização”, disse ele.

O presidente Pierre Lucena que fez a apresentação dos números, garantiu que a tendência continua sendo de crescimento.

“Tivemos um crescimento robusto no ano de 2020 mesmo com a pandemia, isso é muito importante também para a cidade do Recife. E temos espaço para crescer muito mais. Se a gente tiver gente, temos empregos aqui, e muitas empresas novas estão chegando, o parque está crescendo bastante e isso é motivo de muito orgulho”, contou ele.

Creche Municipal Porto Digital Recife

Como símbolo da parceria entre o Porto Digital, Prefeitura do Recife e Governo do Estado, foi assinado o decreto que nomeia a Creche Municipal Porto Digital, erguida na rua da Moeda, a creche, que seria uma unidade particular para atender as mulheres do porto foi pensada em conjunto para funcionar como uma unidade pública com metade das vagas para as crianças filhas de trabalhadoras do Porto Digital e crianças da comunidade do Pilar.

A creche foi aberta em fevereiro de 2020, durante a gestão do ex-prefeito e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, que também assinou o decreto.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal