Declaração

Bolsonaro: “Se STF ‘deixar’, tenho plano pronto para pandemia"

Na última quarta-feira, 3 de março, o presidente Jair Bolsonaro, disse que está pronto para colocar em prática o seu projeto de combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) entenda que é responsabilidade de seu governo a determinação de medidas no combate à doença.

O posicionamento do presidente aconteceu depois de comentar sobre o pedido de secretários de saúde por um toque de recolher nacional.

“Se eu tiver poder para decidir, eu tenho o meu programa e o meu projeto pronto para botar em prática no Brasil (…) Preciso ter autoridade. Se o Supremo Tribunal Federal achar que pode dar o devido comando dessa causa a um poder central, que eu entendo ser legitimamente meu, eu estou pronto para botar meu plano”, disse.

Com informações do Pleno News

Leia também:
>>>Bolsonaro zera impostos do gás de cozinha e do diesel

Posicionamento

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro durante entrevista no Palácio dos Bandeirantes, na tarde da quarta-feira (3).

As críticas aconteceram durante o anúncio que todo o estado vai regredir para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir deste sábado (6).

“A culpa é sua, por ser, além de incompetente, negacionista. O senhor é um pária no Brasil e um pária no mundo”, disse o governador, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

No início da entrevista coletiva, o tucano voltou a chamar Bolsonaro de “negacionista” e disse ainda que o momento da pandemia do novo coronavírus no Brasil é o mais grave.

“Há 41 dias, o Brasil tem mais de 1.000 mortes por dia. É como se 5 aviões caíssem todo dia matando todos seus ocupantes. Isso não é normal. Isso não é banal. Não é ‘gripezinha’. É uma tragédia que pode ser ainda pior se não tomarmos medidas. Não podemos banalizar a morte”, afirmou Doria.

Doria lamentou os óbitos no Brasil e cobrou a defesa da vida e da ciência por parte do presidente do Brasil.

“Muitos dos brasileiros que estão enterrados neste momento estão enterrados porque o senhor não teve capacidade de fazer aquilo que deveria fazer: liderar o Brasil contra a pandemia, defender a vida e a saúde dos brasileiros”, criticou Doria referindo-se ainda a Bolsonaro como o “mito da mentira, das inverdades, da incompetência, da displicência”.