Calendário

Paulista divulga cronograma de limpeza de canais e galerias; confira

A Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, divulgou o balanço da Operação Inverno, na qual já foram realizadas a limpeza e a desobstrução de 50 canais e de aproximadamente 100 km de galerias.

A Operação, que teve início no dia 14 de janeiro, conta com equipes que atuam simultaneamente no município. Na última semana de fevereiro, 6 pontos passaram por manutenção, sendo três canais com limpeza mecanizada com escavadeiras, dois pontos com limpeza manual dos canais e um ponto com limpeza manual e hidrojateamento nas galerias.

Paulista divulga cronograma de limpeza de canais e galerias; confira
Paulista divulga cronograma de limpeza de canais e galerias/ Foto: Divulgação/ SECOM

A Equipe técnica da Secretaria realizou uma vistoria em todos os canais da cidade, executando o plano de ação da Operação e atuando nos canais e galerias com maior histórico de alagamento.

Também foi verificada a situação atual da falta de limpeza, iniciando pelos que estavam há mais tempo sem intervenção. Seguindo com as vistorias em todos os canais da cidade, foi projetado um cronograma para execução da limpeza e desobstrução de todos os canais, incluindo também as galerias.

Paulista divulga cronograma de limpeza de canais e galerias; confira
Paulista divulga cronograma de limpeza de canais e galerias/ Foto: Divulgação/ SECOM

Já foram executadas as ações nos seguintes locais: Canal do Boi (Paratibe), Canal Barão de Cotegipe (Paratibe), Canal do Carrapicho (Paratibe), Canal das Tintas (Trecho do Nobre), Canal da PE-22 – (Maranguape II, Engenho Maranguape e Pau Amarelo), Canal do Sítio do Jorge (Maranguape I), Canal da Rua 12 (Maranguape I), Canal da Rua 9 (Maranguape I), Canal Nossa Sra. Da Aparecida  (Jardim Maranguape), Canal Rio Limoeiro (Tururu, Manepá e Janga), Canal da Rua Gregório Bezerra (Janga), Canal da Rua Olinda (Janga), Canal Riacho de Prata 2 (Maranguape II) e Rio Paratibe (Centro).

Ver mais: 

>> Paulista fiscaliza fechamento de bares, restaurantes e comércio com serviços não essenciais

>> Refis de Paulista com desconto de até 100% nos juros e multas

Confira o cronograma para a próxima semana:

1-  Canal do Araxá

2-  Canal da Jaguarana

3-  Canal da Alameda

Galerias:

4-  Galerias da Rua Itapetim – Janga

5-  Galerias da Av. Lindolfo Color – Paratibe

6-  Galerias das Ruas 78 e 76 – Maranguape II

7-  Galerias Rua João Cabral de Melo Neto – Maranguape II

8- Galeria Terminal – Pau Amarelo

Paulista divulga cronograma de limpeza de canais e galerias; confira
Paulista divulga cronograma de limpeza de canais e galerias/ Foto: Divulgação/ SECOM

Em seguida, serão realizadas as ações nos 36 canais restantes e nas galerias que completam a macrodrenagem da cidade.

“A atuação das limpezas e desobstruções tem previsão de serem realizadas até maio, para termos um inverno sem ou com poucas ocorrências”, afirmou o secretário da pasta, Jorge Carreiro.

A ação integra diversas secretarias e órgãos da Prefeitura, visando garantir  segurança e mobilidade durante os períodos chuvosos. A operação é realizada em parceria com a Defesa Civil, que é responsável pelas orientações voltadas às ocorrências no período de inverno.

A atenção especial nesse período se justifica no aumento das chuvas e de possíveis acidentes e casos de emergência, como deslizamentos de barreiras, inundações e/ou acompanhamento e remoção de famílias que precisem de auxílio.

Faz parte também das ações da Operação Inverno realizar vistorias em imóveis situados em áreas de risco, aplicação de lonas plásticas, controle do trânsito, pronto atendimento médico e atendimento psicossocial às vítimas e familiares.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Paulista