Comunicado

Arcebispo confirma igrejas fechadas no final de semana e lamenta não reconhecimento como atividade essencial

Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, se posicionou sobre o novo decreto do Governo do Estado, após realizar reunião extraordinária do Conselho Episcopal,  na noite desta segunda-feira, 1º de março.

O líder católico emitiu um comunicado acalmando e esclarecendo os fiéis sobre como proceder até o dia 17 de março. As missas dos finais de semana poderão ser transmitidas pela internet por agentes da Pascom (Pastoral da Comunicação), e equipe de celebração.

As demais atividades pastorais ficarão suspensas nesses dois finais de semana, 06 e 07, 13 e 14 de março (3º e 4º domingos da Quaresma).

Durante a semana, as atividades pastorais poderão acontecer com a presença dos fiéis, observando as medidas de prevenção habituais e respeitar o horário entre 20h e 5h horas, de modo que não exista nenhuma movimentação nas igrejas.

Dom Fernando disse lamentar que as atividades religiosas não sejam consideradas atividades essenciais, sobretudo neste tempo de sofrimento. O metropolita afirmou obedecer ao Decreto do Governo do Estado, pois, se coloca sempre a favor da vida.

O líder católico salientou que em comunhão com a Igreja no Brasil, reitera a necessidade de tomar a vacina, do uso de máscaras, das medidas de distanciamento e higienização.

Por fim, o bispo se mostrou preocupado com a permissão de outras atividades que geram aglomerações, sobretudo, no transporte público e nas filas das agências bancárias. 

Leia também:
>>> Recuperado da Covid-19, Dom Fernando celebra missa em Olinda

Arcebispo emite comunicado. Decreto divulgado pela Arquidiocese de Olinda e Recife.
Arcebispo emite comunicado. Decreto divulgado pela Arquidiocese de Olinda e Recife.

Acompanhe na íntegra o posicionamento da Arquidiocese de Olinda e Recife:

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE
CÚRIA METROPOLITANA

Prot. GAM-C-011/2021
Referência: Comunicado sobre Covid-19

COMUNICADO

Considerando o agravamento da pandemia da Covid-19, nestes últimos dias, em Pernambuco, e o novo decreto do Governo do Estado, em reunião extraordinária do Conselho Episcopal, realizada na noite do dia 1º de março de 2021, passamos as seguintes orientações:

1. As celebrações eucarísticas dos próximos finais de semana, 06 e 07, 13 e 14 de março (3º e 4º domingos da Quaresma), acontecerá, com transmissão por internet, sem a presença dos fiéis, exceto a equipe de celebração e a Pascom;

2. A celebração dos demais sacramentos e as atividades pastorais ficarão suspensas nesses dois finais de semana;

3. De segunda a sexta, as celebrações eucarísticas, os outros sacramentos e as demais atividades pastorais serão realizadas no horário entre as 05h da manhã e as 20 horas, com a presença dos fiéis, observando as medidas de prevenção habituais.

Embora lamentando profundamente que as atividades religiosas não sejam consideradas atividades essenciais, sobretudo neste tempo de tanto sofrimento, obedeceremos ao Decreto do Governo do Estado, porque estamos sempre a favor da vida.

Ao mesmo tempo, preocupam-nos as aglomerações, sobretudo no transporte público e nas filas das agências bancárias. Em comunhão com a Igreja no Brasil, reiteramos a necessidade de tomar a vacina, do uso de máscaras, das medidas de distanciamento e higienização.

Invocamos as bênçãos de Deus sobre todos e todas e a proteção da Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Saúde.

Recife, 1º de março de 2021

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo de Olinda e Recife