Imunização

No Recife, quantidade de pessoas vacinadas já é maior do que infectadas pela Covid-19

O Recife atingiu uma marca neste domingo, 28 de fevereiro, que é motivo de esperança para uma saída definitiva da pandemia de covid-19. Com o total de 80.364 recifenses que já receberam a vacina contra a covid-19 a cidade ultrapassa o número de casos confirmados da doença desde a primeira confirmação, em 12 de março de 2020.

Em visita ao drive-thru de vacinação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o prefeito João Campos conversou com profissionais de saúde que estavam trabalhando no local e com os recifenses vacinados, ele também comentou sobre o número de pessoas imunizadas e o número de casos da doença na capital pernambucana e reafirmou o compromisso do Recife com a vacina.

Vacinação em idosos por drive-thru. Foto: Marcos Pastich/PCR

“Estamos aqui na Universidade Federal de Pernambuco onde tem um dos centros de vacinação no modo drive-thru. E a gente tem hoje um importante dado para comemorar: o Recife foi uma das primeiras capitais do Brasil a ter o número de pessoas vacinadas maior do que casos confirmados ao longo de toda a pandemia. Nós já passamos de 80 mil recifenses vacinados e ao longo de toda a pandemia foram aproximadamente 73 mil casos confirmados de covid-19”, informou ele.

O prefeito fez ainda um apelo para que as pessoas ajudem os idosos acima dos 75 anos a fazer o cadastro e tomar a vacina. 

“Nós temos que intensificar sempre o ritmo de vacinação porque a vacina é a única forma efetiva de vencer a pandemia. Se você conhece alguém que tem 75 anos ou mais, que mora no Recife, ajuda essa pessoa a fazer o cadastro no Conecta Recife que ela consegue, ainda nesta semana, já se vacinar”, acrescentou.

Norma Pinheiro, 79 anos, mora na Madalena e recebeu a primeira dose da vacina na UFPE na tarde deste domingo. “Foi excelente aqui, a pontualidade foi nota 10, o atendimento foi nota 10, tudo ótimo. Esperei ansiosa por este dia. Tenho ficado em casa, mas com tranquilidade”, contou ela.

Vacinação no Recife
Vacinação em idosos por drive-thru. Foto: Marcos Pastich/PCR

O aposentado Francisco Leal, 76 anos, também se vacinou na universidade e deu o exemplo ao dizer que vai continuar tomando todos os cuidados necessários em relação à covid-19: “estou bem, graças a Deus, e feliz por ter chegado a minha vez. Esperei e vou esperar mais três meses para completar a vacinação. Tenho ficado em casa direto, com o maior cuidado, e cumprindo as regras – usando máscara, lavando as mãos e usando o álcool em gel. Vou continuar com os cuidados até todos serem vacinados, com certeza”.

Leia também:
>>> Recife inicia vacinação contra Covid-19 em idosos a partir de 75 anos de idade

Dos mais de 80 mil recifenses vacinados, 17.016 já receberam a primeira e a segunda dose da vacina, totalizando 97.380 doses aplicadas. Desde a abertura do cadastramento para os idosos com mais de 75 anos, na última sexta-feira (26), 63% dessa população já tem data, hora e local marcado para tomar a vacina contra a covid-19.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife