Roubo

Em meio à superlotação de surto de covid, funcionário de hospital furta respiradores

Duas pessoas foram presas no sábado (27) em Montes Claros, no Norte de Minas, após furtarem respiradores da Santa Casa da cidade. O crime aconteceu justamente na semana em que o hospital enfrenta superlotação dos leitos.

De acordo com a Polícia Federal (PF), que ainda trabalha na apuração do caso, os aparelhos foram extraviados no início da semana. Em nota divulgada neste sábado, a Santa Casa confirmou que o extravio foi praticado por um funcionário do hospital que foi imediatamente desligado.

“O hospital ressalta que possui um rigoroso controle interno do seu parque tecnológico e que, por este motivo, foi possível identificar a situação. A Instituição informa ainda que as investigações estão em andamento e que desligou, imediatamente, o funcionário suspeito”, diz trecho da nota.

Ver mais:

>> Governador do Pará é indiciado pela PF por suspeita de compra irregular de respiradores

>> Respiradores fabricados pela Marinha e USP beneficiam pacientes de Manaus (AM)

>> Marinha e USP enviam 80 respiradores para Manaus

A ainda polícia prendeu um outro suspeito e cumpriu três mandados de busca e apreensão, todos em Montes Claros. Os dois aparelhos foram recuperados e devolvidos ao hospital ainda no sábado.

Os dois investigados prestarão depoimento. Se condenados, eles podem pegar até sete anos de prisão pelos crimes de furto e associação criminosa.

Nota da Santa Casa na íntegra:

Em relação à Operação O2, deflagrada na manhã de hoje 27/02/2021, pela Polícia Federal, a Santa Casa de Montes Claros ressalta que assim que identificou a falta de dois equipamentos (respiradores), comunicou à Polícia Federal para que fosse dado início às investigações.

O hospital ressalta que possui um rigoroso controle interno do seu parque tecnológico e que, por este motivo, foi possível identificar a situação.

A Instituição informa ainda que as investigações estão em andamento e que desligou, imediatamente, o funcionário suspeito de envolvimento na situação.

Os equipamentos já foram localizados e devolvidos para a Santa Casa Montes Claros.