Improviso

Durante lockdown, padre realiza missa no telhado de igreja de cidade

A pandemia fechou as portas de muitos templos, mas, com o auxílio da tecnologia, a fé não deixou de ser propagada e confortar corações ao redor do mundo. Mas e nos casos em que a internet não é acessível para todos? O padre Juan Lopez Diaz teve uma ideia para driblar essa situação.

Em igreja localizada na cidade Tomayquichua, no Peru, onde as medidas restritivas foram novamente endurecidas diante de novos casos de Covid-19, o padre Juan decidiu levar suas missas para as alturas. Todos os domingos, às 10h, ele sobre ao teto da igreja de Santa Rosa e monta um altar improvisado a 13 metros do chão.

Com auxílio de três alto-falantes, o líder religioso realiza o culto de modo que os habitantes do local tenham a chance de ouvi-lo. Alguns fiéis participam da missa das janelas ou sacadas de suas casas, ou de pé com distanciamento social nas ruas.

“Queria que as pessoas sentissem a proximidade do Senhor em um momento tão difícil. Nossa região, Huánuco, é a mais atingida pela segunda onda. Então subi no telhado. De lá todos me veriam e até ouviriam, graças à ajuda de três alto-falantes”, disse padre Juan em entrevista ao portal italiano Avvenire.

Ver mais:

>> Vídeo: Em missa, padre chama Doria de “neurótico” e reclama do pedido de impeachment de Bolsonaro

A força do vento na região, contudo, causa preocupação. O pároco revela, entretanto, que tem um truque não na manga, mas nos bolsos, para evitar derrapar.

“[O vento] às vezes é forte o suficiente para me fazer derrapar. Para me tornar mais estável, uso as pedras nos bolsos”, explica.

Sua iniciativa começou já no começo da pandemia, em maio de 2020, mas com o afrouxamento das regras de isolamento, o padre Juan pode voltar com os cultos dentro do templo. Uma segunda onda na região fez com que a ideia fosse adotada novamente.

Da redação do Portal com informações do Pleno.News