Youth4Climate

João Campos participa de evento global e detalha ações sobre o clima no Recife

Como o mais jovem prefeito de uma capital brasileira, João Campos participou do nono episódio da série “Youth4ClimateLive – Impulsionando a ação local” que ocorreu de forma on-line na tarde desta sexta-feira (26). Durante a conversa entre jovens e representantes políticos envolvidos com a ação climática, o prefeito destacou algumas medidas da Prefeitura para preservar o meio ambiente, proteger a cidade dos possíveis impactos da mudança climática e contribuir com o protagonismo jovem.

“É preciso não apenas promover a tradicional educação ambiental, mas também incluir a perspectiva do protagonismo jovem, reconhecer a autonomia da juventude como ator de mudança nesse processo e criar espaços concretos de colaboração. Dar voz e ouvir os jovens é um elemento fundamental quando se trata da questão climática. O futuro das juventudes depende de decisões que são tomadas no presente, portanto, a participação desses grupos é essencial”, comentou João Campos.

João Campos em evento Global tratando sobre o clima do Recife. Foto: Rodolfo Loepert/PCR
João Campos em evento Global tratando sobre o clima do Recife. Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Na ocasião, o prefeito apresentou o Hospital da Mulher como um exemplo de como relacionar sustentabilidade, saúde e combate à desigualdade social, pois a unidade de saúde é voltada para o atendimento de mulheres – que são as mais afetadas pelas mudanças do clima – e vai ser tornar referência também em sustentabilidade. O Hospital da Mulher do Recife é alvo de um projeto de eficiência energética, com o apoio direto do Laboratório de Elaboração de Projetos Financiáveis, o LEDS Lab, do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, que vai tornar o maior hospital já construído pela Prefeitura do Recife 100% sustentável do ponto de vista energético, com um amplo sistema de geração fotovoltaica de energia.

Outras ações em curso no Recife, o prefeito destacou as de mobilidade ativa com a priorização do transporte a pé, por bicicleta e por transporte público, ou seja, de baixo carbono. Ele citou a ampliação da malha cicloviária e implantação das Faixas Azuis e falou do seu compromisso de ampliar as ações para a mobilidade ativa.

O prefeito também comentou a questão da desigualdade social e climática, colocando que as populações mais vulneráveis, são também as mais expostas aos efeitos das mudanças Climáticas. Nessa perspectiva, o prefeito o comentou sobre o Programa Crédito Popular que beneficiará empreendedores individuais, formais ou informais, microempresas, empresas de pequeno porte e organizações econômicas de caráter coletivo e solidário com a concessão de crédito de até R$ 3 mil. A expectativa é atender 10 mil pessoas e entidades por ano. Neste ano, serão investidos R$ 16 milhões pela Prefeitura na concessão dos empréstimos.

 

O Juventude Pelo Clima foi o episódio final de uma série de eventos mensais patrocinados pelo Ministério do Meio Ambiente italiano em colaboração com o Connect4Climate, grupo do Banco Mundial, e com a Secretaria Geral da ONU para a Juventude. Além de João Campos, participaram do encontro: o prefeito da cidade italiana Milão Giuseppe Sala, e Ludovica Cattani, organizadora da Conferência da Juventude da Itália. Também foram exibidos vídeos gravados do Ministro de Meio Ambiente da Itália Roberto Cingolani, da Secretária Executiva da ONU para mudanças climáticas Patricia Espinosa.

 

Leia também:

João Campos detalha projeto de triplicação da BR-232 ao Ministério da Infraestrutura
João Campos discute expansão da rede de educação do Recife com o FNDE

 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Gabinete de Imprensa da PCR