Decreto

Covid-19: Governadores decretam lockdown e ampliam restrições

Os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL) e do Paraná  decretaram lockdown nos estados na tentativa de conter o aumento no número de casos de covid-19.

O Distrito Federal começará nesta sexta-feira (26). O lockdown catarinense entrará em vigor às 23h também desta sexta-feira (26) e permanece até as 6h de segunda-feira, dia 1º de março de 2021. 

Distrito Federal

O governador Ibaneis Rocha decidiu antecipar, de segunda para amanhã, o início do lockdown no Distrito Federal: um novo decreto, que será publicado hoje, valerá a partir de sua publicação.

Apenas serviços essenciais poderão ficar abertos entre 20h e 5h. Nesta sexta, a Secretaria de Saúde informou que havia apenas um leito de UTI na rede hospitalar pública e privada.

“Queria muito evitar essa decisão, mas não temos outra opção a não ser tomar medidas mais fortes. Nossa taxa de ocupação dos leitos já está em 92%.” 

Ver mais:

>> Pesquisadores alertam para 3ª onda de covid em Manaus e pedem lockdown

Santa Catarina

O governo de Santa Catarina anunciou um novo decreto que suspende o funcionamento de serviços não essenciais. 

A medida entrará em vigor às 23h desta sexta-feira (26) e permanece até as 6h de segunda-feira, dia 1º de março de 2021. A decisão foi tomada para enfrentar o coronavírus em um momento de agravamento da pandemia no Estado. 

O lockdown também será aplicado no próximo final de semana, isto é, entre 5 e 8 de março. Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), declarou: 

“Não medimos esforços para proteger a vida dos catarinenses. Fizemos e continuamos fazendo tudo ao nosso alcance. O novo quadro que se apresenta é extremamente grave, e por isso, é fundamental que o Governo do Estado tome medidas ainda mais duras, pois o que importa é preservar a vida dos catarinenses”.

Paraná

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), acaba de decretar lockdown em todo o estado. As medidas restritivas mais severas para tentar frear o novo coronavírus já vão começar neste sábado e vão durar até 8 de março, pelo menos.

Todas as atividades consideradas não essenciais estarão suspensas. As pessoas não poderão circular em espaços e vias públicas das 20h às 5h, período em que a venda de bebidas alcoólicas estará proibida.