Oportunidade

Detran-PE realiza 4º leilão on-line nesta sexta-feira (26)

Com objetivo de inserir o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, na agenda ambiental ao colaborarem para a reciclagem automotiva e para a retirada de veículos abandonados nas ruas, o Órgão de trânsito, cumprindo todas as medidas de isolamento social para o enfrentamento ao Covid-19, seguindo as determinações do decreto do Governo de Pernambuco, no sentido de evitar aglomerações com foco no distanciamento social, realiza na sexta-feira (26), às 9h, o 4º Leilão de veículos apreendidos pelo Órgão, que acontecerá de forma virtual pelo site da empresa Coliseum Leilões www.coliseumleiloes.com.br.

Interessados em adquirir um veículo conservado ou em estado de sucata, já podem se programar. Serão 620 veículos, entre carros e motos, com lances cujo valor mínimo gira em torno de R$ 100,00, e o edital de descrição contendo as especificações e condições da participação do leilão está disponível no site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br e da Coliseum Leilões www.coliseumleiloes.com.br.

O arrematante deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Cabe a ele também arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame dentre outras taxas como a de Licenciamento, a de transferência do veículo e a taxa de Emplacamento. O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o resíduo restante – caso haja – volta para o proprietário anterior do veículo.

O DETRAN-PE cumpre o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após 60 dias de apreensão, os veículos não reclamados devem ser leiloados. O Edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do DETRAN: www.detran.pe.gov.br e também no site da empresa Coliseum, www.coliseumleiloes.com.br.

Leia também:
>>>Detran-PE divulga balanço da Operação Verão do último fim de semana

Inauguração da sala de Espera

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Roberto Fontelles, acompanhado dos Diretor de Gestão e Operações, respectivamente, Gustavo Carneiro e Sérgio Reis, realizou  inspeção no prédio onde vai funcionar a sala de espera de exame prático para os candidatos a 1ª habilitação da categoria B.

O espaço que receberá cerca de 600 pessoas/dia, é climatizado e tem como objetivo propiciar comodidade e segurança para os usuários. No local, será exibido filmes educativos e realizadas palestras para reduzir a tensão na hora do exame.

Segundo Fontelles, o espaço foi desenvolvido para que os candidatos possam ter um maior conforto antes de realizar o exame de direção veicular.

“Esse foi o primeiro passo. Iremos agora investir em um local com as mesmas características para os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, na categoria A (moto)”, destacou.

PÁTIO DE EXAME PRÁTICO

O pátio conta com câmeras, tablets, microfones e funciona com sistema de telemetria veicular, dando mais segurança ao candidato e evitando irregularidades nos testes. As faltas são eletronicamente indicadas aos examinadores. A medida é pioneira no Brasil.

As câmeras de alta definição registram áudio e vídeo em todas as etapas da prova prática. São quatro dentro do carro, além de equipamentos externos instalados nos principais pontos do circuito. Já os leitores biométricos são responsáveis pela comprovação de quem – candidato e avaliador – está em determinado carro, além de apontar a data e a hora do teste.

Já os tablets, que ficam com os examinadores, recebem sinais sobre eventuais faltas do aspirante à habilitação, como ajuste do retrovisor, afivelamento do cinto de segurança, fechamento inadequado das portas, à interrupção de funcionamento do motor, à falta de sinalização de mudança de direção (seta) e acionamento errado da embreagem e dos freios.

Também é possível identificar colisões no protótipo de baliza, a inadequação do estacionamento na garagem e o desrespeito à distância de 1,5 metro do protótipo de bicicleta. Ambos têm sensores, que se comunicam com os tablets e com sensores telemétricos acoplados aos carros.

Da redação do Portal com informações do Detran-PE