Vacinas

Prefeitura do Recife irá retomar tratativas para aquisição de vacinas contra covid-19

O prefeito do Recife João Campos anunciou nesta quarta-feira (24), em Brasília, que a Prefeitura do Recife irá retomar as tratativas junto aos laboratórios para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar Estados e municípios a adquirirem doses do imunizante em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI)  pelo Governo Federal ou de insuficiência de doses para imunizar a população.

“A Prefeitura do Recife vai retomar as tratativas para aquisição de vacinas contra o coronavírus. Nós fizemos isso ainda na transição, no ano passado, e naquele momento os laboratórios informaram que tinham exclusividade com o Governo Federal e o Ministério da Saúde. Esta semana, com a decisão do Supremo Tribunal Federal, uma medida provisória que foi editada possibilita que os municípios façam essa negociação. A partir de hoje, eu autorizei a nossa equipe a poder buscar os laboratórios de todo o mundo que tenham capacidade de vender a vacina para o Recife”, informou João Campos.

Além dos esforços para busca dos imunizantes pela própria gestão, outra frente para viabilizar a aquisição será feita através do trabalho conjunto com outros municípios do País. “A segunda  frente que será criada será através da FNP, a Frente Nacional de Prefeitos. Nós estamos construindo um consórcio que poderá adquirir vacinas e distribuir para os municípios brasileiros”, completou o prefeito.

Veja Mais: João Campos articula emendas parlamentares para obras de investimentos no Recife

COMITÊ – Um comitê foi criado em dezembro de 2020, ainda no período de transição para a gestão do prefeito João Campos, para tratar exclusivamente da vacinação contra o novo coronavírus no Recife. O grupo de trabalho atua em duas frentes: uma de diálogo com o Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) e outra para o desenvolvimento de um plano de vacinação próprio, caso o diálogo com o governo federal não avance.

Em janeiro, o prefeito João Campos formalizou a intenção de compra de um milhão de doses da vacina contra a covid-19 diretamente ao Instituto Butantan. Na ocasião, o prefeito também assinou ofício solicitando formalmente que o Ministério da Saúde dê prioridade aos professores no Plano Nacional de Vacinação, garantindo o retorno seguro das aulas.

PLANO RECIFE VACINA – A imunização contra o novo coronavírus foi iniciada no Recife no dia 18 de janeiro. O Plano Recife Vacina disponibiliza nove centros de vacinação distribuídos por várias regiões da cidade: Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza também cinco pontos de drive-thru, que funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Estádio do Arruda e Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. Para os idosos entre 80 e 84 anos, contemplados nesta ampliação, serão disponibilizadas doses da CoronaVac (Butantan/Sinovac).

AGENDAMENTO – Para tomar a vacina, as pessoas precisam realizar o agendamento pelo Conecta Recife, iniciativa que faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife. Através do www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou app gratuito disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS, a população pode fazer o cadastro e, se estiver dentro de algum grupo prioritário, agendar o dia, hora e local para receber a imunização. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.