Humberto Costa é o novo Presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Senado
A ocupação da presidência da comissão pelo PT se deu em acordo entre as legendas partidárias.
O senador Humberto Costa (PT-PE) assume, nesta terça-feira (23), a presidência da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. Além da comissão de Direitos Humanos, o partido assumirá o comando da Comissão de Meio Ambiente, com o senador Jaques Wagner (PT-BA).
A nova posição de Humberto se dá na esteira da aliança firmada com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na eleição para a presidência da Casa.
Os dois temas, Direitos Humanos e Meio Ambiente, geram críticas de especialistas sobre a atuação do governo de Jair Bolsonaro nas áreas. Nos bastidores, a ocupação da presidência dessas comissões nas mãos dos petistas liga o alerta para o governo.
Ver mais:
>> Humberto Costa sobre Bolsonaro: “quer armar pessoas, num ato voltado à constituição de milícias”
>> Humberto Costa quer investigação por reserva de leitos destinados à Covid em hospitais militares
Até o momento, foram listados cinco nomes para a liderança, entre eles, o senador pernambucano Humberto Costa (PT), que atuará à frente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
“Fico muito honrado de presidir uma Comissão tão importante aqui no Senado Federal. Vou dedicar todos os meus esforços para contribuir muito com o Brasil. Agradeço ao @paulopaim pelo trabalho que desenvolveu a frente da CDH. Seguimos juntos na luta!”, escreveu Humberto.
Fico muito honrado de presidir uma Comissão tão importante aqui no Senado Federal. Vou dedicar todos os meus esforços para contribuir muito com o Brasil. Agradeço ao @paulopaim pelo trabalho que desenvolveu a frente da CDH. Seguimos juntos na luta! pic.twitter.com/xRfNlZFqaz
— Humberto Costa (@senadorhumberto) February 23, 2021
Confira os outros nomes divulgados até agora:
Humberto Costa (PT-PE)- Comissão de Direitos Humanos
Marcelo Castro (MDB-PI)- Comissão de Educação, Cultura e Esporte;
Otto Alencar (PSD-BA)- Comissão de Assuntos Econômicos;
Sérgio Petecão (PSD-AC)- Comissão de Assuntos Sociais;
Kátia Abreu (PP-TO)- Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Ao longo do dia, mais presidentes deverão ser divulgados pelo Senado.