Trânsito

Detran-PE divulga balanço da Operação Verão do último fim de semana

Dando continuidade a Operação Verão, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, esteve no último sábado, 20 de fevereiro, no Parque Dona Lindu, realizando ação educativa com objetivo de alertar os pais sobre os  cuidados ao transportar seus filhos nos veículos, não uso de álcool e direção, não usar o celular enquanto conduzir o carro, além de lembrar da importância do distanciamento social, uso da máscara de proteção e higienização.

No local, técnicos de educação abordaram e explicaram aos condutores como deve ser afixado as cadeirinhas, acento de elevação e bebê conforto, lembrando que o uso do cinto de segurança deve ser usado por todos os ocupantes do veículo.

Durante a ação, que abordou mais de 300 veículos. Participaram da ação, agentes de trânsito da Operação Trânsito Seguro, responsável pela fluidez do trânsito.

Paralelo a isso, A Diretoria de Fiscalização designou agentes de trânsito, 12 viaturas e 6 motocicletas,  para atuarem nas Operações Rota de Fuga – ORF, Trânsito Seguro – OTS, e Prevenção “Segundos que salvam vidas”, tendo como foco as infrações do cotidiano, comuns nas ruas e avenidas, sempre garantindo o cumprimento das leis e da fluidez do trânsito, com objetivo de coibir a realização de manobras perigosas nas vias, que colocam em risco a segurança no trânsito, tirando das ruas os condutores que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Detran-PE
Operação Verão do DETRAN-PE. Foto: Divulgação

Leia mais:
>>> Justiça ordena que Detrans voltem a emitir CRLV em papel; entenda situação em PE

Na ação, que contou com a parceria do Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, e Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, foram abordados 1.010 veículos, desses, 387 foram autuados ou notificados, por não uso do cinto de segurança; ausência de equipamentos obrigatórios; licenciamento atrasado; não portar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH; veículo em mau estado de conservação; dirigir sob influência de álcool; não usar equipamentos de segurança ao conduzir motocicletas. Foram realizados 470 testes de alcoolemia, com 25 autuações, além de 34 veículos removidos para o depósito do Órgão, e 17 CNH’s e 36 CRLV’s recolhidos.

Conforme informou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, os condutores que se dirigiam para as praias dos litorais sul e norte e interior do Estado foram conscientizados sobre os danos causados ao meio ambiente quando se trafega em orlas das praias, além da realização de mini palestras no modelo drive in, com os temas relevante ao período e localidade, como o perigo da mistura fatal álcool e direção, ultrapassagem proibida, principalmente nas PE’s que dão acesso as praias de Olinda, Paulista, Cabo, Porto De Galinhas, Maracaípe, Muro Alto, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Itamaracá e Pontas De Pedras. Os agentes de trânsito do Órgão realizaram trabalho de inteligência para alocar as blitzs em locais seguro que contribuam com a segurança viária.

Da redação do Portal com informações do DETRAN-PE