Prioridade

Venezuela prioriza políticos em Plano de Vacinação contra Covid-19

A Venezuela dará início à vacinação contra a covid-19 nesta quinta-feira (18), após a chegada de 10 mil doses do imunizante Stupnik V, fabricado pela Rússia. As informações são da Agence France-Presse (AFP).

O cronograma do governo prevê como grupos prioritários “autoridades que pelo trabalho de rua justifiquem […] sua proteção especial para que o Estado continue sua marcha”.

Isso inclui não apenas os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Ver mais: 

>> Lula lamenta tragédia em Manaus, critica governo federal e agradece a Venezuela

>> Bolsonaro sobre crise na Venezuela: “Comeram os cachorros e gatos todos”

>> “Vai comprar lá na Venezuela”, diz Bolsonaro ao ser cobrado sobre alta do arroz

Os deputados – 92% deles aliados ao chavismo – e o ditador Nicolás Maduro, juntamente com a esposa e o filho do casal, além de agentes de segurança, tanto policiais como militares, e funcionários do governo, também estão inclusos na categoria de prioridade para a vacina.

Segundo dados da ditadura venezuelana, o país de 30 milhões de habitantes contabiliza 133.927 casos confirmados e 1.292 mortes por coronavírus. Vale lembrar que esses números são questionados por diversas organizações, incluindo a Human Rights Watch, entidade que defende e realiza pesquisas sobre direitos humanos em todo o mundo.

Vacinação

A Venezuela começará sua campanha de vacinação contra a covid-19 na quinta-feira (18), após a chegada das primeiras 100.000 doses da vacina russa Sputnik V, informou o presidente Nicolás Maduro na quarta (17).

“Amanhã, quinta-feira, 18 de fevereiro, iniciaremos a vacinação de todo o pessoal de saúde do país e dos grupos prioritários”, disse Maduro em entrevista coletiva no palácio presidencial de Miraflores em Caracas.

O plano de vacinação inclui “autoridades que pelo trabalho de rua justifiquem (…) sua proteção especial para que o Estado continue sua marcha, da mesma forma os deputados serão vacinados nesta primeira etapa”, disse ele, lembrando a morte de vários prefeitos e funcionários do chavismo por covid-19.