Resposta

Secretaria de Saúde rebate Clarissa Tércio: "Utiliza da manipulação de informações falsas para confundir a população"

Após a deputada Clarissa Tércio informar que protocolou representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitando que seja instaurada a apuração e a fiscalização de todo o processo licitatório, referente à abertura do novo hospital de campanha.

A parlamentar informou que no ano passado esteve pessoalmente no hospital de campanha da Prefeitura, no bairro dos Coelhos e constatou uma grande quantidade de leitos vazios, supostamente justificados pela ausência de profissionais de saúde para atender aos pacientes com Covid-19.

“Então, será que realmente é necessária a instalação desse novo hospital, gastando esse montante ? Não podemos permitir esse absurdo. Precisamos acompanhar de perto a aplicação desses recursos. O interesse público precisa ser tratado com prioridade. O povo pernambucano precisa de uma resposta”, disse a deputada Clarissa Tércio.

A Secretaria Estadual de Saúde emitiu uma nota rebatendo a fala da deputada que, segundo a nota, “utiliza da manipulação de informações falsas para confundir a população com posicionamentos negacionistas”.

Ver mais: 

>> Deputada Clarissa Tércio diz não a vacinação obrigatória contra Covid-19

>> Clarissa Tércio diz que adota medidas necessárias, sim, mas não é hipócrita

>> Clarissa Tércio participa da solenidade de reabertura da Casa da Esperança

Veja a nota de esclarecimento:

“Sobre a fala da deputada Clarissa de Tércio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclarece que o Hospital de Campanha citado foi aberto pela Prefeitura do Recife em abril de 2020 e a sua desativação, em agosto do ano passado, se deu por motivos estritamente técnicos, já que a taxa de ocupação não justificava a manutenção do funcionamento e, consequentemente, a prorrogação do contrato da estrutura.

É preciso ressaltar, ainda, que se tratava de uma unidade provisória, portanto, com funcionamento temporário e o encerramento das atividades amparado em dados técnicos trouxe economicidade para os cofres públicos.

Ainda causa estranheza que a citada parlamentar, depois de fazer vídeos no hospital de campanha dizendo que se tratava de desvio de dinheiro público, porque haviam leitos vazios, agora vem a público afirmar que o hospital deveria ter permanecido seis meses funcionando mesmo sem uma demanda que justificasse.

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que continua monitorando a evolução dos indicadores da Covid-19 em Pernambuco.

Atualmente, a rede estadual de Saúde conta com 995 leitos de UTI e a SES-PE vem tomando todas as medidas para, diante da necessidade, implantar uma nova estrutura provisória de atendimento no mesmo terreno onde foi erguida a estrutura da Prefeitura do Recife no ano passado, mas com projeto diferente.

Se for necessária a efetivação, a estrutural estadual terá uma capacidade total de 432 leitos, sendo 120 de UTI e 12 de estabilização – a unidade sob gestão municipal teve um total de 350 vagas, sendo 100 de UTI.

Sobre a construção da unidade, a SES reitera que o valor publicado no Diário Oficial é o de referência máximo e que, no processo licitatório, será escolhida a empresa que atenda as especificações e que apresente o menor valor.

Já sobre o custeio, é importante informar que o valor que repassado pelo Estado será para manter todas as necessidades do hospital.

Já a Prefeitura, além do pagamento à Organização Social, ficava responsável por fornecer alimentação, manutenção e limpeza predial, medicamentos, insumos e EPIs.

Por fim, a SES-PE ratifica que a gestão estadual vai continuar empenhada no enfrentamento da Covid-19, na efetivação da assistência a todos que necessitarem e também para combater a pandemia da desinformação, que, infelizmente, tem sido fomentada em Pernambuco pela deputada acima citada, que utiliza da manipulação de informações falsas para confundir a população com posicionamentos negacionistas.”