Boletim

Dom Fernando se mantém clinicamente estável após contrair Covid-19

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, apresentou bons parâmetros respiratórios, mantendo-se estável clinicamente e sem sinais de gravidade. A informação foi divulgada pela Arquidiocese de Olinda e Recife depois que o metropolita realizou uma reavaliação clínica laboratorial nesta quinta-feira (18). A avaliação médica é assinada pela Dra. Rita de Cássia dos Santos Ferreira, responsável pelo acompanhamento da saúde do sacerdote.

Dom Fernando anunciou que estava com o novo coronavírus nesta semana e segue cumprindo o isolamento social em casa.

Agradecimento

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, escreveu uma mensagem como forma de agradecimento pelas inúmeras mensagens de preocupações e promessas de orações, após confirmar teste positivo para o novo coronavírus.

O metropolita se dirigiu aos bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, religioso(a)s, leigos e todos que em algum momento se manifestaram sobre o assunto. Dom Fernando relata que o telefone não parou na última segunda-feira, 15 de fevereiro, dia em que oficializou o diagnóstico após resultado de exame.

Com 73 anos de idade, o arcebispo diz que teria sido grande um prazer falar com cada um, mas em respeito à Covid-19, que o deixa cansado no muito falar, preferiu silenciar e agradecer, coletivamente, de todo o coração.

Leia a matéria na íntegra

Entenda o caso

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, confirmou que testou positivo para Covid-19, após resultado de exame. O metropolita foi internado no Hospital Esperança do Recife, na Ilha do Leite, com sintomas de Covid-19, no último sábado, 13 de fevereiro.

A informação foi confirmada na manhã da segunda-feira, 15 de fevereiro, pelo presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação Social, Padre Luciano Brito, responsável pela Pascom da AOR (Pastoral da Comunicação), que reforçou está tudo bem.

Com sintomas leves, Dom Fernando foi liberado para se recuperar e cumprir quarentena em casa com o devido monitoramento. A nota divulgada relata que diante do ocorrido, as atividades do arcebispo serão suspensas até a plena recuperação.

Dom Fernando está com 73 anos de idade e faz parte do grupo de risco. Em recente comunicado público por meio das redes sociais o arcebispo expressou seu apoio à vacinação contra a Covid-19. Por meio de vídeo, diz que vai se vacinar e incentiva a população a se vacinar também. Em comunhão com o Papa Francisco, lembra que a vacina é uma questão ética: um bem para sua vida e para a vida dos outros.