Bolsonaro anuncia redução no imposto de importação de bicicletas
Presidente escreveu que a medida foi uma decisão da Câmara de Comércio Exetior (Camex), do Ministério da Economia.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite da quarta-feira (17) que o governo vai reduzir de 35% para 20% a alíquota do imposto de importação de bicicletas no Brasil até o final do ano. Em uma postagem nas redes sociais, em que aparece andando de bicicleta, o presidente escreveu que a medida foi uma decisão da Câmara de Comércio Exetior (Camex), do Ministério da Economia, e será publicada na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União (DOU).
“Atualmente o Imposto é de 35%. A CAMEX deliberou por diminuí-lo. Publicará no DOU de amanhã: para 30% em março/21; para 25% em julho/21; e para 20% em dezembro/21”, postou Bolsonaro.
Nas redes sociais, o presidente publicou o anúncio da mudança com uma foto dele em uma bicicleta.
Avaliação
Os jornalistas que estavam no local insistiram no assunto abordado, mas o Bolsonaro não respondeu e deixou o encontro com os apoiadores dizendo que só falava se estivesse ao vivo.
Outra pessoa a realizar declarações de apoio aos decretos alterados pelo presidente foi o seu filho o deputado federal, Eduardo Bolsonaro. O parlamentar, durante um encontro com apoiadores, cobrou o apoio e perguntou: “Cadê o rapaz que queria arma?”.
Leia também:
>>>Ivete Sangalo sobre novo decreto de Bolsonaro: “Deixa as armas para lá e traz a ciência”
Mudança
O presidente Jair Bolsonaro alterou quatro decretos federais com o objetivo de desburocratizar e ampliar o acesso a armas de fogo e munições no país. As medidas foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União na noite da sexta-feira (12). Todas elas regulamentam o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.823/2003).
Uma das mudanças, no Decreto 9.845/2019, permite que profissionais com direito a porte de armas, como Forças Armadas, polícias e membros da magistratura e do Ministério Público, possam adquirir até seis armas de uso restrito. Antes, esse limite era de quatro armas.