Imunização

Profissionais do Samu Recife recebem segunda dose da vacina contra a Covid-19

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Prefeitura do Recife, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, terminaram nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, o esquema vacinal contra a covid-19.

A vacinação dos cerca de 600 profissionais, que receberam a primeira dose entre os dias 25 e 27 de janeiro, ocorre na sede do serviço na Avenida Manoel Borba, 951, Boa Vista.

Desde o início da pandemia, o Samu Metropolitano do Recife tornou-se a porta de entrada para assistência a pacientes com sintomas respiratórios, bem como o responsável pelo transporte entre as unidades que fazem o primeiro atendimento, como as emergências das policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e os hospitais de campanha.

Leia mais:
>>> João Campos: “A única forma de vencer a pandemia é um amplo programa de vacinação e o Recife está fazendo seu dever de casa”

Média Móvel – O Samu registrou no último domingo, 14 de fevereiro, a média móvel de 8,3 ambulâncias enviadas para ocorrências de casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave. Nesse dia, a Central recebeu oito chamados, com acionamento de cinco ambulâncias para os atendimentos.

Esse dado, que foi o menor registrado desde o início do ano, aponta uma redução substancial, em comparação com os números da semana anterior, quando a menor média semanal foi de 9,6, no sábado.

Em maio, o Samu Metropolitano do Recife chegou a acionar as ambulâncias 80 vezes, em um único dia, para prestar socorro a pessoas com problemas respiratórios.

Atendimentos – A partir do socorro à primeira paciente com suspeita de covid, no fim de fevereiro de 2020, até agora, o Samu registrou mais de 13 mil chamados por causas respiratórias, que geraram, até agora, mais de 7 mil atendimentos a pessoas com suspeita de covid-19.

Primeira dose

Mais de 500 profissionais de saúde que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife receberam a primeira dose da vacina contra covid-19, no dia 25 de janeiro.

Os profissionais serão imunizados, na sede do Samu, no bairro da Boa Vista, de acordo com o dia da escala de plantão. A capital pernambucana recebeu, do Ministério da Saúde, 66,2 mil doses, o que garante o esquema vacinal completo para 33,1 mil pessoas dos grupos prioritários.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife