Posicionamento

Porto de Galinhas: Prefeitura de Ipojuca responsabiliza Compesa e gestões anteriores por falta de saneamento

Depois que um vídeo de vazamento de esgoto na praia de Porto de Galinhas, no Grande Recife, foi divulgado na internet, a prefeitura da cidade emitiu uma nota prestando esclarecimentos do ocorrido da última segunda-feira, 15 de fevereiro. Na imagens, é possível observar que a água suja vai direto ao mar. A praia de Porto […]

Depois que um vídeo de vazamento de esgoto na praia de Porto de Galinhas, no Grande Recife, foi divulgado na internet, a prefeitura da cidade emitiu uma nota prestando esclarecimentos do ocorrido da última segunda-feira, 15 de fevereiro. Na imagens, é possível observar que a água suja vai direto ao mar. A praia de Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados no litoral pernambucano pelas belezas naturais das praias.

Em nota enviada à imprensa, a gestão municipal culpa a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) dizendo que vem pedindo providências sobre o esgotamento sanitário em Porto.

Obras na cidade. Foto: Divulgação

Confira a nota íntegra:

A Prefeitura do Ipojuca informa que tem cobrado sistematicamente à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) providências sobre o esgotamento sanitário para Porto de Galinhas. O último ofício (nº 07/2020) enviado pela Secretaria de Infraestrutura do Ipojuca, endereçado à Diretoria Regional Metropolitana da Compesa, cobra informações atualizadas sobre o andamento da obra, bem como o cronograma das atividades realizadas pela Compesa em Porto de Galinhas. A resposta, no entanto, dizia que a previsão de início seria em 2021, mas até agora não foi iniciada.

Leia também:
>>>Ipojuca intensifica fiscalização na praia e Vila de Porto de Galinhas

Apesar de se tratar de um problema histórico e também uma ação criminal envolvendo os ex-prefeitos Pedro Serafim e Carlos Santana e o dono da Construtora Gautama, Zuleido Soares Veras, responsável pelo saneamento de Porto de Galinhas na época, a Prefeitura do Ipojuca foi, em 2017, buscar, junto ao Governo Federal, através do Ministério das Cidades, recursos para concluir a obra. A seleção para realização do esgotamento sanitário foi ganha pela Compesa. Coube a Prefeitura, desde então, a cobrança para execução da obra, que tem sido realizada sem sucesso. No episódio específico da última segunda-feira (15), quando caiu no município um grande volume de chuvas e escoou na praia, a Prefeitura do Ipojuca utilizou equipamentos para sucção das galerias. Pedimos reiteradamente que a Compesa tome providências sobre o assunto, uma vez que se trata de um dos 10 destinos mais procurados do Brasil.

 

Nota enviada em PDF