União

Parceria do Cabo de Santo Agostinho vai melhorar mobilidade, saneamento e habitação do município

O Cabo de Santo Agostinho anunciou parceria com a ONU Habitat, programa das Nações Unidas especializado na promoção de cidades sustentáveis e o Instituto Ikone Liga Social Global, plataforma social que se propõe a resolver problemas comunitários. O objetivo é trazer soluções inovadoras de urbanismo para o município.

“Queremos tornar o Cabo de Santo Agostinho uma cidade referência em nível nacional. Para isso, vamos aperfeiçoar o modelo de gestão com uma visão ainda mais responsável, inclusiva e sustentável, com ações de mobilidade, saneamento, habitação e tantos outros segmentos elaborados de forma macro, para transformar a vida dos cabenses”, disse o prefeito do Cabo, Keko do Armazém.

A aproximação entre a Prefeitura do Cabo, a agência intergovernamental e a iniciativa privada marca o lançamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), realizado por Keko na última sexta-feira (12).

Cabo de Santo Agostinho
Prefeito Keko do Armazém anuncia parceria com a ONU Habitat Fotos: Leo Domingos / PMCSA

A parceria pioneira na Região Metropolitana vai instituir diretrizes do planejamento estratégico focado no crescimento ordenado da cidade, observando as potencialidades e desafios a serem enfrentados. A iniciativa, intitulada “O Desenvolvimento Sustentável Nasce Aqui”, é uma alusão à frase que se transformou em marca registrada no município “Aqui, nasceu o Brasil”.

O compromisso firmado entre a gestão municipal, Instituto Ikone Liga Social Global e ONU Habitat, contemplará diversas ações voltadas para saúde, educação, serviços públicos, meio ambiente, sistema viário e centro urbano, atendendo às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela ONU na Agenda 2030.

“Aderir ao programa da ONU fará o Cabo se alinhar com as melhores práticas mundiais de gestão, voltadas ao desenvolvimento econômico e social”, afirmou o secretário de Assuntos Jurídicos do Cabo, Osvir Guimarães, coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do município. “Vamos entrar em sintonia com países e cidades que avançam na direção do compromisso firmado em 2015, que estabeleceu os 17 ODS. Isso levará, até 2030, a uma mudança significativa na qualidade de vida da população do Cabo de Santo Agostinho”, completou.

De acordo com o presidente do Instituto Ikone, Marcos Roberto Dubeux, o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado visa conectar problemas e soluções através de inovação e ação colaborativa. “Nossa plataforma conecta desafios sociais complexos com pessoas capazes de resolvê-lo. Daremos um grande salto em relação às entregas dos equipamentos oferecidos à população”, ressaltou.

O Instituto Ikone é braço social da Cone Multimodal, empresa instalada no Cabo de Santo Agostinho especializada em serviços de logística. A organização tem o objetivo de unir empresários e investidores na busca por respostas contra a pobreza, identificando soluções ao redor do mundo que podem ser aplicadas localmente.
Durante o seminário de lançamento do PDUI, o oficial sênior da ONU Habitat Allain Grimard, ressaltou o caráter inovador e o grande potencial de impacto social em iniciativas de atuações conjuntas. Rayne Ferreti Moraes, oficial da ONU Habitat no Brasil, fez uma apresentação destacando os principais projetos no País e salientando a missão da agência de atuar em parceria com governos locais para a promoção dos ODS nas cidades.

O ONU-Habitat é o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. Foi criado em 1978 e tem sua sede em Nairóbi, no Quênia. Tendo como slogan a frase “por um futuro melhor”, a agência é voltada para a promoção do desenvolvimento social e econômico dos países de forma sustentável, além de empenhar-se em proporcionar uma moradia adequada para todas as pessoas. O órgão trabalha juntamente com diversos atores, como os governos federal, estadual e municipal, universidades, ONGs, instituições privadas e de terceiro setor, entre outras.

Veja Mais 

>>>Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho convoca 120 aprovados no concurso municipal

Convocação dos Concursados 

Dos profissionais da educação, foram chamados professores 103 professores das áreas de: Educação Infantil; Ensino Fundamental (anos iniciais); Educação Especial – Braille; Educação Especial – Intérprete de Libras; Artes; Ciências; Educação Física; Geografia; História; Língua Estrangeira – Inglês; Língua Portuguesa; Matemática e Instrutores de Música de Bateria, Violão, Tuba/Bombardino, Trombone, Trompete, Saxofone, Clarinete, Flauta Transversal, Musicalização Infantil e Teoria Musical Aplicada e Percepção.

Já da saúde, a convocação foi para 17 profissionais de fisioterapia, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais. A lista completa de convocados, documentos necessários para a posse e data estão na edição extraordinária desta segunda-feira (9).

Veja Mais 

>>>Prefeito do Cabo anuncia convocação de 110 professores aprovados no concurso municipal

Convocação concursados 

O Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, anunciou a convocação de 100 professores e 10 instrutores de música aprovados no Concurso Municipal 2019. O chamamento será publicado na portaria do dia 08 de fevereiro, do Diário Oficial, para início das atividades ainda no começo do ano letivo.

Serão professores da Educação Infantil; Educação Fundamental (ano iniciais); Educação Especial – Braille; Educação Especial – Intérprete de Libras; Artes; Ciências; Educação Física; Geografia; História; Língua Estrangeira – Inglês; Língua Portuguesa; Matemática e Instrutores de Música de Bateria, Violão, Tuba/Bombardino, Trombone, Trompete, Saxofone, Clarinete, Flauta Transversal, Musicalização Infantil e Teoria Musical Aplicada e Percepção.

“Neste momento tão difícil de pandemia, é gratificante anunciar o chamamento destes concursados. A educação é essencial para a transformação da sociedade e acredito que esses professores irão contribuir e muito para melhorar qualidade ensino no nosso município. Parabéns a todos os professores concursados”, declarou Keko.

Hoje (29) ocorreu a posse de três aprovados neste concurso: o professor do Ensino Fundamental, João Paulo Monfort da Silva, a professora da Educação Infantil, Athena Ferreira Gonzales, e o professor de Matemática, Rogério Lima do Nascimento. Nos próximos dias receberão posse mais 104 professores, que receberam o chamamento hoje no Diário Oficial, e serão empossados 02, 03, 04 e 05 de fevereiro com horário marcado para evitar aglomeração devido a pandemia do Covid-19 na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Severino Bezerra Marques, Centro s/n.

Veja Mais 

>>>Deputado André Ferreira destina R$ 2 milhões de emenda para reforma de hospital no Cabo

Emenda para reforma de hospital no Cabo 

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, publicou nas redes sociais na última quarta-feira, 27 de janeiro, que o muncípio foi beneficiado com R$ 2 milhões em emenda parlamentar para a reforma do Hospital Mendo Sampaio. O valor foi destinado pelo deputado federal André Ferreira.

Segundo Keko, o deputado André Ferreira é um grande parceiro e o valor destinado para a reforma da unidade hospitalar será bem-vindo.

André é um grande parceiro e essa verba será muito bem-vinda, sobretudo, diante um cenário de pandemia em que vivemos. Fico grato com a iniciativa e parceria que certamente irá render bons frutos para o povo cabense”, publicou Keko.

Keko do Armazém tomou posse como prefeito do município do Cabo de Santo Agostinho no dia 1º de fevereiro de 2021. O gestor municipal foi eleito no dia 15 de novembro de 2020, no primeiro turno das eleições municipais.

Contas aprovadas

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém teve suas contas aprovadas, pela juiz da 15ª Zona Eleitoral do município, Ivanhoé Holanda Félix.

O parecer favorável foi divulgado, na quinta-feira (21), após o Órgão Técnico avaliar que todas as exigências da Legislação Eleitoral foram plenamente atendidas pelo candidato.

As contas são aprovadas quando se há convicção de que todas as obrigações eleitorais impostas pela legislação de regência estão integralmente adimplas conforme o relatório final examinado pela Justiça Eleitoral.

Ver mais: 

>> No Cabo, Keko do Armazém toma posse como prefeito

>> Vereador aliado de Keko do Armazém é eleito presidente da Câmara de Vereadores do Cabo

>> Prefeito eleito do Cabo, Keko do Armazém anuncia secretariado durante live