Pandemia

Variante brasileira da Covid-19 está presente em 10 estados do Brasil, segundo o Ministério da Saúde

Ao todo, segundo os dados da pasta do Governo Federal, o país conta com pelo menos 170 casos. O Amazonas é a unidade federativa que registrou um número maior de infectados.

A variante brasileira do novo coronavírus foi identificada em pelo menos dez unidades federativas do país. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 12 de fevereiro. Entre os estados que estão na lista três estão localizados na região Nordeste, outros três no Norte do Brasil. Além disso outros três estados do Sudeste também estão no levantamento e um estado do Sul fecha a lista na nova variante chamada de P.1.

Os estados são Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. O Ministério da Saúde também informou que a variante encontrada no Reino Unido foi encontrado em dois estados brasileiros – São Paulo e Rio de Janeiro -, além do Distrito Federal.

A pasta do Governo Federal também afirmou que os casos da variante brasileira já somam pelo menos 170 casos. O Amazonas lidera a lista com mais ocorrências, chegando a 110 casos, em seguida vem o Espírito Santo (17) e o Pará (11) casos.

Leia também:
>>>Nova variante de coronavírus em viajantes do Brasil é detectada no Japão

Pernambuco confirma nova variante da Covid em 2 pacientes do Amazonas

Dois pacientes do Amazonas que vieram para Pernambuco dar continuidade no tratamento da Covid-19 tiveram confirmação laboratorial para a variante P1 do novo coronavírus. O sequenciamento genético foi feito no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e o resultado foi informado à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) na tarde da quinta-feira, 11 de fevereiro.

Ambos eram do sexo masculino e estavam na faixa etária dos 50 anos. Um deles veio a óbito no Hospital das Clínicas (HC) em janeiro. Já o outro também foi internado inicialmente no HC e, após agravamento do caso, transferido para o Hospital de Referência à Covid-19 (antigo Alfa), onde veio a falecer neste mês de fevereiro.

Ao todo, até o momento, a Fiocruz PE analisou 44 amostras biológicas que tinham confirmação para o novo coronavírus. Desse total, 4 eram de pacientes do Amazonas (2 com a nova variante e 2 não). Outras 36, todas negativas, foram escolhidas de forma aleatória e contemplam pernambucanos de todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), inclusive do arquipélago de Fernando de Noronha. Em outras 4, também de pernambucanos, não foi possível realizar o trabalho devido às condições das amostras.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal