Recife

João Campos vistoria mutirão de limpeza no Canal do Jordão e ação no Mercado da Boa Vista

A manhã deste sábado (13), que seria marcada pelo desfile do Galo da Madrugada, foi de muito trabalho para oprefeito João Campos. Cumprindo agenda administrativa, uma vez que as festividades do carnaval foram canceladas em função da pandemia do novo coronavírus, o prefeito conferiu de perto a atuação das equipes de limpeza da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) no Canal do Jordão, no trecho entre as ruas Baltazar Passos e Capitão Zuzinha, em Setúbal. O prefeito também visitou o Mercado da Boa Vista onde uma equipe de arte-educadores realizou um trabalho de conscientização sobre os cuidados necessários para evitar a Covid-19.

A gente está aqui no Canal do Jordão, acompanhando a limpeza. São mais de 5 km de extensão, passa por Setúbal, por Boa Viagem, Pina e está sendo feita a capinação, a limpeza da macro e da microdrenagem, e faz parte daquele plano que a gente anunciou em janeiro da limpeza dos 99 canais da cidade. É fundamental que cada um faça a sua parte também: jogando o lixo no local adequado, os resíduos sólidos de maior volume também nos ecopontos, para a gente poder garantir a limpeza da cidade. Então nós temos um compromisso com a manutenção, com a zeladoria, com a limpeza urbana e a nossa equipe vai seguir com toda energia, limpando toda a cidade”, garantiu João Campos.

O Canal do Jordão está entre os nove canais que começaram a ser limpos pela Prefeitura do Recife ainda em janeiro. A previsão é que o serviço no local seja concluído já no próximo mês de março. Ainda na segunda semana do ano, a Prefeitura do Recife iniciou as preparações da cidade para o período de chuvas. No dia 11 de janeiro, foi iniciada a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, com o objetivo de desobstruir a passagem das águas, evitando alagamentos durante o inverno. A ação tem investimento previsto em R$ 7 milhões. Em janeiro, o prefeito João Campos também esteve no Canal da Arruda para acompanhar os serviços no local.

João Campos
Prefeito do Recife em visita ao Canal do Jordão em Recife. Fotos: Marcos Pastich/PCR

A secretária de Infraestrutura do Recife Marília Dantas também acompanhou o trabalho de vistoria e chamou a atenção para a necessidade da contribuição dos cidadãos recifenses na manutenção da limpeza dos canais e de toda a cidade.

Veja Mais: Raul Henry: “João Campos é um jovem trabalhador, preparado, vocacionado para a política” 

“Nesse momento, a gente sempre lembra a importância da contribuição da população nesse processo de manter a cidade limpa. É importante destacar os equipamentos que a Prefeitura disponibiliza na cidade como os 67 Pontos de Entrega Voluntária em locais estratégicos, além disso, há as 10 Ecoestações que recebem materiais volumosos. É importante também que as pessoas respeitem os horários de coleta, que todo o material seja colocado em frente as casas no horário da coleta, para que esses resíduos não cheguem nos canais, erroneamente. Dessa forma, o recurso pode ser investido em outros serviços importantes de manutenção e limpeza urbana. Há outras ações como capinação, varrição e pintura de meio fio que são realizados por uma cidade mais limpa e mais bonita para os moradores”, comentou ela.

A técnica de Informática Bety Asfora, 58 anos, mora em Setúbal, e reconhece a importância da ação da Prefeitura do Recife e também da manutenção por parte dos transeuntes.

“A gente sempre corre atrás da limpeza do canal porque a sujeira provoca a proliferação de doenças, por causa de ratos, mosquitos e baratas. Então essa limpeza aqui hoje vai ajudar as comunidades e o entorno em geral do bairro. Quem frequenta aqui vê carros parando e as pessoas jogando lixo no canal, infelizmente, a sociedade faz isso aqui e em outros canais também. Esse trabalho que está sendo feito não é barato, é um recurso que poderia estar sendo usado na saúde e na educação. Então é importante a conscientização, a base é a educação”, disse.

João Campos
Prefeito do Recife em visita ao Mercado da Boa Vista. Fotos: Marcos Pastich/PCR

BORA SE CUIDAR” – No tradicional Mercado da Boa Vista, neste sábado, o prefeito João Campos conferiu uma das ações da campanha da Prefeitura do Recife “Bora se Cuidar” que tem sido realizada em espaços públicos, lembrando a população da importância dos cuidados para evitar a covid-19. No mercado, uma equipe de arte-educadores representando personagens como o coronavírus, o distanciamento social, a máscara e o álcool em gel interagiram com os clientes para não deixar ninguém esquecer da pandemia. Além disso, profissionais de Controle Urbano e Vigilância Sanitária também trabalharam na conscientização dos comerciantes e dos frequentadores. A ação passará por diversos mercados e pontos da cidade em que normalmente haveria focos de folia. Como o Recife Antigo, o próprio Mercado da Boa Vista, de Casa Amarela, da Encruzilhada, entre outros.