Natalício

PT faz 41 anos e Lula diz que ou o povo reage, “ou vai ser vítima de coisa pior”

O Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou na última quarta-feira, 10 de fevereiro, 41 anos de fundação. De acordo com a sigla,  a luta diante da destruição do Estado e das riquezas do povo brasileiro por um governo de caráter fascista, está apenas começando. Um evento virtual, transmitido pela internet, reuniu as lideranças do partido, incluindo […]

O Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou na última quarta-feira, 10 de fevereiro, 41 anos de fundação. De acordo com a sigla,  a luta diante da destruição do Estado e das riquezas do povo brasileiro por um governo de caráter fascista, está apenas começando.

Um evento virtual, transmitido pela internet, reuniu as lideranças do partido, incluindo os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-prefeito e ministro da Educação Fernando Haddad, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, entre outros.

O ex-presidente Lula reiterou o orgulho que sente de fazer parte da geração que criou o PT e disse que a legenda é a única com propostas concretas para tirar o país da crise. Ele citou a mais recente publicação da Fundação Perseu Abramo (FPA), que reúne, em mais de 200 páginas, contribuições de 600 especialistas de todas as áreas do conhecimento.

“Nós temos a solução que o Bolsonaro não sabe que tem, que o Guedes não sabe que tem. Não sabe porque essa gente não ganha eleições para governar, mas para vender o patrimônio que foi construído em benefício do povo”. Lula deu como exemplo “a entrega da administração do Banco Central ao sistema financeiro”, brasileiro e internacional.

O líder petista falou das dificuldades do partido para recuperar o que o povo brasileiro já havia conquistado nos anos de governo do PT. “O PT tem que compreender que o povo brasileiro precisa mais de nós do que em qualquer outro momento histórico”, ressaltou Lula. “Precisamos ir pra rua conversar com esse povo. O povo precisa se levantar”, disse. Para o ex-presidente, ou o povo reage, “ou vai ser vítima de coisa pior”

O partido também recebeu homenagens de lideranças de partidos progressistas, governadores, movimentos sociais e diversas lideranças estrangeiras. O evento teve ainda a abertura do violeiro mineiro Pereira da Viola, do Vale do Jequitinhonha, além da participação em vídeo do humorista Bemvindo Siqueira e do sambista Raul do MST.

Leia também:
>>>Haddad aceita concorrer a presidente em 2022 caso Lula esteja inelegível

A presidente da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), abriu a festa, abordando o desafio que a crise causada por Bolsonaro impõe ao país, além da injusta perseguição sofrida pelo partido desde antes do golpe que apeou Dilma da Presidência, em 2016.

“Se o PT é o pesadelo das elites, é também a esperança do povo”, afirmou Gleisi. “Nós não temos o direito de nos iludir com a brutalidade das elites desse país, não podemos esquecer que Lula é e continuará sendo seu maior pesadelo e que tudo farão para tentar adiar o reencontro do povo brasileiro com seu maior presidente, nosso grande líder político”, advertiu Gleisi, citando a perseguição ao ex-presidente. 

Destacando que “ninguém chegará sozinho ao grande objetivo  de resgatar a esperança e a democracia no Brasil”, Gleisi alertou que a luta “deve começar por um projeto para o país”. Para a presidenta do PT:

“Todos somos imprescindíveis nessa caminhada de momento difícil, e o PT, por sua história, trajetória nas lutas populares e o legado de governos, ainda mais, o que aumenta nossa responsabilidade”.

Para marcar o aniversário do PT enviaram manifestações em vídeo, exibidas durante o evento, o ex-presidente do Uruguai José Mujica, a prefeita de Paris Anne Hidalgo, o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo, o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper, os líderes Jeremy Corbin do Partido Trabalhista inglês, o líder socialista francês Jean-Luc Mélenchon, a representanta da Frente Ampla do Uruguai Mônica Xavier, Norbert Walter-Borjans do SPD da Alemanha, a deputada Nidia Diaz de El Salvador, o presidente do Partido Socialista de Chile Alvaro Elizalde e o líder socialista do Chile, Marco Enríquez Ominami.

Veja a cerimônia na íntegra:

Da redação do Portal com informações do Partido dos Trabalhadores