Segurança

João Campos: "O Parceria é muito mais do que uma obra, é a segurança de uma noite tranquila"

A noite desta sexta-feira (12) foi um marco para cinco famílias que moram no Alto José Bonifácio. A Prefeitura do Recife, através da Defesa Civil, fez a entrega de uma obra do programa Parceria na Rua Santana, que contemplou a construção de um muro de contenção, a partir de alvenaria armada, tela argamassada e drenagem, além da instalação de corrimão na escadaria, com investimento de R$ 11,4 mil. O prefeito João Campos fez questão de ir até o local para conversar com os moradores e autorizar o início de mais dois serviços do programa.

João Campos fala sobre programa parceria e visita obras nos morros.
João Campos Visita obras do Programa Parceria. Foto: Marcos Pastich/PCR

“Nós tomamos a decisão de ampliar o programa Parceria, que aqui representa muito mais do que a obra em si, representa a segurança. São pessoas que agora podem ficar um pouco mais tranquilas, de saber que vai poder ter a proteção devida da encosta. A gente sabe que este programa é muito importante, porque a Prefeitura fornece o material, presta a assistência técnica e o morador ajuda com a mão de obra. Com a parceria entre a Prefeitura e os moradores do Recife, a gente consegue superar muitos problemas e desafios de proteção de encosta”, ressaltou João Campos.

João Campos fala sobre programa parceria e visita obras nos morros.
João Campos Visita obras do Programa Parceria. Foto: Marcos Pastich/PCR

O programa Parceria consiste em a Prefeitura fornecer o material e realizar o acompanhamento técnico, enquanto os moradores entram com a mão de obra. São obras como muros de contenção, escadarias, drenagem, acessos, calçadas, fossas e outros serviços que garantem a segurança de milhares de famílias. No caso da Rua Santana, a obra cobriu uma área de 136 m². Para este ano, o prefeito João Campos estipulou a meta de mil obras do Programa.

Quem estava bastante tranquilo com a finalização da obra foi o senhor Severino Carlos, mais conhecido como Bolinha. A mãe dele mora no endereço há cerca de 50 anos e ele também ajudou na mão de obra da intervenção.

 

João Campos fala sobre programa parceria e visita obras nos morros.
João Campos Visita obras do Programa Parceria. Foto: Marcos Pastich/PCR

” A palavra que eu tenho para explicar isso aqui é gratidão”.

“A gente vivia preocupado por causa do risco que a barreira oferecia. Não tinha sossego quando chovia e muitas vezes a gente precisava tirar ela de casa. Antes era só capim, barro, sujeira e, agora, a gente vê essa obra excelente. E eu ainda posso dizer que ajudei a erguer esse muro, porque entrei com a mão de obra também”, comemorou Bolinha, que é filho da dona Maria do Socorro Dantas, 72 anos.

Para o secretário executivo da Defesa Civil do Recife, Coronel Cássio Sinomar, a vantagem das obras do Parceria é a velocidade da execução e o baixo custo.

“A gente está numa obra em que foi construído um muro de arrimo, a drenagem, o corrimão e o investimento feito pela Prefeitura foi de R$ 11,4 mil. Além disso, os próprios moradores têm interesse que a obra termine logo e fazem de tudo para ajudar. A cooperação entre a comunidade e o poder público é que faz com que todas as obras que já executamos e as que vamos executar levem segurança para a população em um curto intervalo de tempo”, destacou.

 

Leia também:

João Campos anuncia meta de mil obras do Programa Parceria por ano no Recife
Prefeito visita obra do programa Parceria da SDS Recife

 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Gabinete de Imprensa da PCR.