Números

Recife ultrapassa a marca de 87% de idosos a partir de 85 anos vacinados contra a covid-19

A Prefeitura do Recife já vacinou 40.381 pessoas contra a covid-19 desde janeiro, quando teve início a campanha de vacinação. Destes, 15.045 são idosos a partir dos 85 anos. O número representa 87,07% dos 17.146 cadastrados no Conecta Recife para a imunização.

Na terça-feira (9), o município aplicou 1.605 doses das vacinas em todos os grupos aptos e a partir desta quarta-feira (10), os trabalhadores da ativa com 60 anos ou mais, de qualquer setor da saúde e que atuem no município, com vínculo empregatício público, privado ou autônomo, poderão realizar o agendamento.

Desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro, o Recife já imunizou 19.708 trabalhadores de saúde da linha de frente da covid-19; 15.045 idosos a partir de 85 anos – sendo destes 942 acamados; 4.375 trabalhadores da Atenção Básica à Saúde; 839 pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; 414 pessoas com deficiência severa maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas. Todos os recifenses imunizados com a primeira dose da Coronavac têm a garantia de receber a segunda, já que o município faz a reserva do imunizante para as pessoas que receberam.

Para tomar a segunda dose, os profissionais de saúde terão de se cadastrar no Conecta Recife, agendar a imunização e se dirigir a um dos nove centros ou a um dos cinco pontos de drive-thru para receber a dose complementar.

A recomendação do Comitê Técnico Estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 é fazer a aplicação da segunda dose da Butantan/Sinovac entre o 21º e 28º dia depois da primeira.

Luís André Silva é técnico em radiologia no Hospital Português e, diariamente, realiza exames em cerca de 60 pacientes internados com a covid-19 na unidade de saúde. Hoje, ele foi até o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, para tomar a segunda dose da Coronavac.

“No meu trabalho, eu acabo indo ao encontro do vírus, porque faço os exames em pacientes que estão internados com a doença. Por mais que a gente use todos os aparatos, ficamos apreensivos e, agora, eu tenho uma sensação de alívio. Estava na ansiedade para tomar a segunda dose e neste momento eu estou me sentindo mais confiante, mas também sei que tenho que continuar tomando todos os cuidados de antes”, afirma.

Os trabalhadores devem realizar o agendamento através do Conecta Recife – www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou app disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS. Além da marcação, eles terão de apresentar, no dia da vacinação, o comprovante de que tomou a primeira dose.

Já os idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência, as pessoas a partir de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas e os trabalhadores desses locais, não precisarão realizar agendamento. Como aconteceu na aplicação da primeira dose, essas pessoas vão receber a visita de equipes volantes da Secretaria de Saúde que vão administrar a segunda dose do imunizante.

Leia também:
>>>Pernambuco recebe nova remessa com mais de 118 mil doses de vacina contra Covid-19

TRABALHADORES DA SAÚDE A PARTIR DE 60 ANOS

A partir desta quarta-feira (10), os trabalhadores da ativa com 60 anos ou mais, de qualquer setor da saúde e que atuem no município com vínculo empregatício público ou privado, poderão realizar o agendamento para serem vacinados.

Também poderá fazer o agendamento trabalhadores autônomos, que precisam anexar o número do Conselho e assinar uma auto declaração no momento de se vacinar. Essa ampliação vai acontecer de acordo com a faixa etária desses profissionais, e não por setores, como estava sendo feito.

Para as profissões que possuem conselho, basta apresentar a carteira funcional. Já os trabalhadores cuja categoria não seja regulamentada por conselho terão de apresentar a declaração.

O Recife recebeu, até o momento, 128.080 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Das 111.560 recebidas da CoronaVac (Butantan/Sinovac), 34.020 chegaram neste fim de semana. A capital pernambucana também recebeu outras 16.520 da Oxford/AstraZeneca.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife