Prevenção

Porto de Galinhas recebeu ações preventivas e educativas do DETRAN-PE

A Vila de Porto de Galinhas, localizada no Litoral Sul do Estado, recebeu no último final de semana, o caminhão do Detran Itinerante e com ele, a ação da Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE.

A ação preventiva/educativa está sendo realizada na praias no modelo drive trhu, teve lugar no centro da cidade, cumprindo as medidas de isolamento social para o enfrentamento ao Covid-19, seguindo todas as determinações do decreto do Governo de Pernambuco, no sentido de evitar aglomerações com foco no distanciamento social.

Agentes de trânsito e técnicos de educação do Órgão realizaram abordagens aos motoristas e motociclistas, quando foi realizada mini palestra, por técnicos da Coordenadoria de Educação de Trânsito e representantes da Lei Seca, alertando as consequências de dirigir fazendo uso de álcool. Participaram também a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte – AMATTRANS.

Porto de Galinhas
Ação preventiva e educativa em Porto de Galinhas. Foto: Divulgação

Paralelo a isso, as Operações Trânsito Seguro – OTS, e Rota de Fuga – ORF, em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, realizaram blitzs nos litorais norte e sul, praias de Olinda, Jaboatão, Itamaracá e Porto de Galinhas.

Na ocasião, foram abordados 769 veículos e 152 foram autuados pelo não uso do cinto de segurança, falando ao celular, veículo em mau estado de conservação, condutor sem possuir CNH, veículos não licenciados, alcoolemia, dentre outros. 350 condutores fizeram o teste de alcoolemia, houve 19 recusas e 6 constatações, além disso, 18 veículos foram removidos para o depósito do DETRAN-PE.

Porto de Galinhas
Carros sendo removidos na ação do Detran-PE em Porto de Galinhas. Foto: Divulgação

Leia mais:
>>> Ipojuca afirma que não houve descumprimento de novo decreto municipal em Porto de Galinhas no fim de semana

Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, está sendo intensificada as operações devido ao aumento do fluxo de veículos, principalmente nas PE’s que dão acesso às praias.

Agentes estão com a operação verão tanto de forma educativa quanto repressivas com as nossas ORF e OTS, além da Preventiva “Segundos que salvam vidas”, sempre tendo como foco a segurança do condutor.

“Os agentes de trânsito e técnicos de educação também falaram sobre a importância do uso da máscara de proteção, distanciamento social e higienização das mãos, além de alertar sobre o uso obrigatório de equipamento de segurança; e não fazer o uso da mistura fatal que é álcool e direção, destacou.

Fontelles disse ainda que, o Detran Itinerante, caminhão equipado com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, ofereceu os serviços de solicitação da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação – CNH; emissão de Nada Consta, taxas e multas; agendamento de serviço; e consulta de pontuação da CNH, técnicos das Diretorias de Atendimento e Operações orientaram aos condutores como baixar o CRLV Eletrônico.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Ipojuca