Apelo

Papa Francisco pede “libertação imediata” dos presos políticos em Myanmar

Milhares de pessoas têm participado de manifestações contra o golpe militar de 1º de fevereiro, contra a junta militar liderada pelo general Min Aung Hlaing.

O Papa Francisco fez um apelo durante a oração do Angelus no domingo (7) para que os militares de Myanmar libertem os prisioneiros políticos e que seja retomado o caminho para a democracia “bruscamente interrompido” com o golpe militar de 1 de fevereiro.

“O golpe de Estado (…) levou à prisão de vários responsáveis políticos que eu espero que sejam rapidamente libertados como um sinal de um diálogo sincero para o bem do país”, declarou o Papa.

Ver mais: 

>> Papa Francisco envia carta para Biden pedindo para que o presidente promova reconciliação no país

>> Papa Francisco institui nova data para homenagear avós e idosos; confira

>> No Vaticano, Papa Francisco recebe vacina contra a Covid-19

Francisco já tinha expressado a sua “viva preocupação” com o que está a acontecer na antiga Birmânia, um país que afirma carregar no coração desde a última visita apostólica, em 2017.

“Neste momento delicado quero manifestar a minha proximidade espiritual, a minha oração e solidariedade ao povo birmanês e espero que tenham responsabilidades e trabalhem com sincera disponibilidade ao serviço do bem comum, propondo justiça social e estabilidade para uma democracia harmoniosa de coexistência”.

Francisco visitou Myanmar em novembro de 2017 e encontrou-se com Suu Kyi. Na sua viagem, que também incluiu o Bangladesh, o Papa expressou a sua proximidade com a minoria muçulmana rohingya.

Golpe militar no Myanmar

Milhares de pessoas têm vindo a manifestar-se contra o golpe militar de 1º de fevereiro, contra a junta militar liderada pelo general Min Aung Hlaing, que depôs o Governo democrático de Aung San Suu Kyi, que está detida, bem como pela libertação de outros dirigentes.

A polícia usou canhões de água contra os manifestantes na capital, Naypyidaw, enquanto milhares de pessoas desceram às ruas em cidades como Rangum.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal