Novo valor das passagens de ônibus em vigor gera protesto e fecha TI Igarassu
Além das reclamações pelo reajuste, população pedia um acréscimo na quantidade de ônibus e melhores condições no local.
Na manhã desta segunda-feira, 8 de janeiro, um protesto contra o novo valor das passagens de ônibus impediu a saída de ônibus do Terminal Integrado de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Segundo o Grande Recife, a manifestação dos usuários do transporte coletivo começou por vota das 6h. Na ocasião, a polícia foi acionada para fazer a liberação do terminal.
No protesto, a população pedia um acréscimo na quantidade de ônibus e melhores condições no local. O terminal de Igarassu é um local onde milhares de pessoas se deslocam para diversas cidades como o Recife, Abreu e Lima, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Araçoiaba.
“Todo dia a gente passa por isso [atraso e aglomeração]. Com esse aumento de passagem, estão quase debochando da gente”, disse a secretária Simone França, que relatou levar, diariamente, mais de duas horas até o trabalho, no Centro do Recife.
Nas imagens enviadas à imprensa, os manifestantes atearam fogo em pneus em uma área externa e houve aglomerações de pessoas. Algumas pessoas usavam máscaras de proteção e outras não.

Em nota, o Grande Recife informou que as linhas TI Igarassu (Dantas Barreto) e TI Igarassu/ TI Macaxeira foram reforçadas nas últimas semanas e operam com 100% da frota.
Leia também:
>> Gustavo Gouveia divulga nota contra o aumento das passagens de ônibus em Pernambuco
Aumento das passagens de ônibus
Foi aprovado na sexta-feira, 5 de fevereiro, o reajuste de 8,7% as passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os novos valores irão começar a valer a partir do próximo domingo, 7 de fevereiro.
O Conselho Superior de Transportes Metropolitano (CSTM), que foi o colegiado, aprovou o aumento sugerido pelo Governo de Pernambuco, gestor do sistema.
Enquanto isso, as entidades da sociedade civil representadas no Conselho – Frente de Luta Pelo Transporte Público e Frente dos Usuários do Transporte Público ainda tentaram evitar o aumento, mas sem sucesso.
Confira como ficaram os novos valores das passagens:
- Novo valor do Anel A: R$ 3,75
- Novo valor do Anel B: R$ 5,10
Horário Social
Na ocasião, também foi criado o Horário Social, quando a passagem custará quarenta centavos mais baratas nos horários fora de pico das 9h às 11h e depois das 13h30 às 15h30, e apenas para quem paga com o Cartão VEM Comum.
O modelo do horário social é semelhante ao adotado recentemente em Curitiba (PR) e em Fortaleza (CE), chamado Tarifa e Hora Social, respectivamente.
O Estado destacou desde que apresentou a proposta que os índices são menores do que a inflação acumulada de 2019 e 2020, que foi de 9%.
O aumento aprovado neste ano é uma situação diferente de 2018 e 2020 (anos de eleição), onde não houve revisão tarifária.