Opção

Haddad aceita concorrer a presidente em 2022 caso Lula esteja inelegível

Ex-prefeito de São Paulo e candidato à presidência da República pelo PT em 2018, Fernando Haddad confirmou que aceitou ser candidato a presidente em 2022 diante do impasse sobre os direitos políticos do ex-presidente Lula. Haddad falou sobre o assunto em entrevista à TV 247 na quinta-feira (4).

“Ele [Lula] me chamou para uma conversa no último sábado e disse que não temos mais tempo para esperar”, disse Haddad ao jornalista Leonardo Attuch. “Ele me pediu para colocar o bloco na rua e eu aceitei”, afirmou.

Haddad disse, entretanto, que caso Lula recupere seus direitos políticos “terá o apoio de todos nós”.

Da redação do Portal com informações do Site O Vermelho

De olho em 2022

Depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou que, caso o Supremo Tribunal Federal (STF), não restitua os direitos políticos para que ele concorra as eleições em 2022, o PT defenderá que o Fernando Haddad como candidato da legenda, o petista Fernando Haddad disse que Lula o aconselhou a começar a rodar o Brasil como pré-candidato ao próximo pleito presidencial.

Segundo informações do jornal O Globo, Haddad afirmou que Lula disse que o político precisa se movimentar para a disputa do próximo pleito.

“O Lula me disse que não há mais tempo e preciso colocar o bloco na rua.”

Além dessa declaração, o petista, que foi candidato a presidente da República no pleito de 2018 também declarou que vai começar a fazer agendas nos fins de semana, tomando todos os cuidados com à Covid-19.

Fernando Haddad foi ao segundo turno das eleições presidenciais em 2018 com o atual chefe do executivo nacional. Na época, Bolsonaro era o então candidato a presidente do Brasil e levou o segundo turno com 46,03% dos votos.

Leia também:
>>>Caso não possa concorrer, Lula sinaliza que Haddad será candidato a presidente em 2022

Eleições 2018

Como Lula foi condenado na Lava-Jato nos casos do tríplex e do sítio de Atibaia, ele está inelegível no momento. Nos próximos meses o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar se o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial no julgamento, como a defesa de Lula indica. Caso as condenações sejam anuladas o ex-presidente pode se candidatar.

Haddad confirmou que Lula terá apoio de todo o partido caso suas condenações sejam anuladas. Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, afirmou que não vai se candidatar caso o ex-presidente esteja elegível e entre na disputa no próximo ano. A expectativa é que o STF julgue os processos ainda no primeiro semestre de 2020.

Em 2018, Fernando Haddad foi escolhido como o nome para representar o PT, pois Lula já estava inelegível. Entretanto o candidato perdeu no segundo turno para Bolsonaro, atual presidente do Brasil. Haddad teve 44,87% dos votos válidos, o que totaliza 47.038.963 de votos.