Legislativo

Deputada estadual pede abertura imediata do IML - Araripe

Após o Governo do Estado anunciar a convocação de concursados para a área de segurança pública do estado, a deputada Roberta Arraes pediu celeridade na abertura do Instituto de Medicina Legal (IML) 24 horas – Sertão do Araripe. A convocação aconteceu nesta última semana, e foram de 50 médicos legistas e 45 auxiliares de perito, que farão parte da polícia científica, que hoje é chefiada pela delegada, Dra. Sandra Santos.

A parlamentar que desde o seu primeiro mandato vem lutando pela instalação do IML, sempre colocou em pauta nas suas agendas com o governador Paulo Camara e o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua. Ela afirma que é um importante equipamento para a população do sertão, e que com esta expansão do quadro funcional, o funcionamento do instituto é uma realidade.

“A abertura do IML beneficiará todo o trabalho criminalista da região do Araripe, ajudando na resolução de crimes por meio da Polícia Científica, sem falar na questão emocional das muitas famílias que perdem seus entes queridos, que além do sofrimento da perda, tem que se deparar por muitas vezes com o translado da vítima para o IML do sertão do São Francisco-Petrolina, que está a mais de 200 Km de distância das cidades do sertão do Araripe”, afirmou Roberta Arraes.

A parlamentar ainda mencionou que não justifica a região do Araripe, composta por dez cidades e com uma população de mais de 400 mil habitantes, ainda não ter o seu próprio Instituto de Medicina Legal, por isso continuará sua luta constante até a concretização de sua abertura.

“Vamos continuar na luta pelo desenvolvimento e autonomia dos serviços em nosso sertão”, finalizou a deputada Roberta Arraes.

Da redação do Portal com informações da assessoria da deputada Roberta Arraes

Leia também:
>>>ACS-PE parabeniza os 1.730 PMs e bombeiros aprovados em concursos no Estado

Divulgação dos aprovados

Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, com o intuito de reforçar as ações do Pacto Pela Vida (PPV) em todo do Estado, assinou a convocação de 1.925 profissionais aprovados em concurso público da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Desses, 1.510 são da Polícia Militar, 100 da Polícia Civil, 220 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e 95 da Polícia Científica. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, durante reunião semanal do PPV, na Secretaria de Planejamento e Gestão.

A previsão é de que em julho deste ano, após o curso de formação, o primeiro grupo de profissionais já esteja nas ruas reforçando o combate à criminalidade. Desde 2015, o Governo de Pernambuco já ampliou as forças de segurança com 6.798 novos convocados.