Prioridades

Petrolina se diferencia das demais cidades e autoriza vacina nos dentistas das redes pública e privada

Gestão municipal reconhece que a imunização da categoria é necessária, pois, os profissionais de odontologia estão entre os mais vulneráveis ao contágio pelo vírus da Covid-19.

A Prefeitura de Petrolina continua seguindo com o cronograma de vacinação contra a covid-19. Nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO)/Regional Petrolina, na Vila Eduardo, das 8h às 17h, realizando a vacinação de todos os cirurgiões dentistas e auxiliares em Saúde Bucal (ASB) das redes pública e privada.

De acordo com a diretora de Saúde Bucal do município, Roberta Teixeira, a imunização da categoria é necessária, já que os profissionais de odontologia estão entre os mais vulneráveis ao contágio pelo vírus. 

“São trabalhadores que lidam diariamente com risco de se expor às partículas do Sars-CoV2. Durante a realização de procedimentos odontológicos. Desde o início da pandemia, os profissionais que atuam na Atenção Básica estão na linha de frente, junto com toda equipe de saúde, no acolhimento aos pacientes e no atendimento às urgências odontológicas para toda a população“, frisou.

Leia também:
>>> Vacinação contra Covid-19 no DF é ampliada para todos os profissionais da saúde

Para garantir a imunização, o profissional precisará apresentar o documento de identificação, carteira do CRO-PE e cartão SUS. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente contra a covid-19, idosos que residem em abrigos e os idosos acima de 85 anos. A ação acontece em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco.

Nem todos os municípios do Estado autorizaram estes profissionais para receber as doses da vacina e serem imunizados.

A decisão por parte da gestão municipal demonstra sensibilidade ao reconhecer os dentistas como prioridade por atuar na boca de pessoas, uma vez que esta parte do corpo é um forte vetor de contaminação. O entendimento vai possibilitar mais tranquilidade por parte destes profissionais de saúde que precisam continuar trabalhando.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Petrolina

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal