Acessibilidade

Recife implanta semáforo inovador para acessibilidade de pessoas cegas

Com o objetivo de garantir autonomia na mobilidade e mais segurança viária para pessoas com deficiência no Recife, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), passou a implantar semáforos com uma tecnologia inovadora para pessoas cegas. Ao todo, já são 26 equipamentos distribuídos na cidade e os locais priorizados são as áreas de maior interesse desse público-alvo, como, por exemplo, o Instituto de Cegos, no bairro das Graças. Esses locais para implantação são escolhidos em parceria com representantes da categoria de pessoas cegas.

Diferentes dos equipamentos usados anteriormente, o novo semáforo traz o foco sonoro com uma frequência mais baixa e concentrada no próprio aparelho, o que ajuda a pessoa cega a se posicionar melhor na via. Além disso, as instruções para uso estão colocadas em braile, o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

Farol com Acessibilidade no Recife. Fotos: Daniel Tavares/PCR
semáforo com Acessibilidade no Recife. Fotos: Daniel Tavares/PCR

Na prática, os usuários devem utilizar o botão como um semáforo de pedestres comum, mas pressionar por três segundos a fim de que o modo sonoro seja ativado. Daí, então, o equipamento informa que a travessia foi solicitada, para que o cidadão aguarde. No momento oportuno para travessia, o ritmo do som passa a ser mais acelerado e a frequência, mais alta, o que sinaliza a segurança para fazer a travessia.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a prioridade que o órgão tem dado aos pedestres e a importância de contemplar pedestres cegos ou com baixa visão.

“A política de trânsito focada na mobilidade das pessoas precisa olhar para a necessidade de cada um e atendê-las. Eu fico entusiasmada com a parceria de representantes desse segmento em nos trazer essa demanda para que possamos atender e dar mais segurança na travessia de pedestres contemplando, também, as pessoas cegas. Estamos mapeando as áreas de maior interesse desses grupos para, então, ampliar os equipamentos gradualmente em toda a cidade”, destaca a gestora.

O gerente da pessoa com deficiência da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, Paulo Fernandes, chama atenção para a autonomia que esse tipo de equipamento dá para pessoas cegas ou com baixa visão.

“Hoje, no Recife, pelo menos 22% da população tem alguma deficiência visual e o investimento desses equipamentos no trânsito traz autonomia para a gente atravessar ruas e avenidas com mais segurança”, destaca.

Os novos equipamentos obedecem à resolução 704/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo da CTTU é de que, até o final de 2020, sejam implantados 80 aparelhos com essa tecnologia. Além dos 26 novos equipamentos, a cidade possui, atualmente, 67 com a antiga tecnologia, que serão substituídos.

Veja Mais 

>>>Prefeitura do Recife presta homenagem com estátua de Reginaldo Rossi

Homenagem com estátua de Reginaldo Rossi

Mais um grande artista recifense é homenageado pela Prefeitura do Recife. A gestão municipal, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), instalou uma estátua para homenagear o eterno Rei.

O cantor e compositor Reginaldo Rossi, declarado Patrono do Brega pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em outubro de 2020.

A obra do escultor Demétrio Albuquerque fica no Pátio de Santa Cruz, área central da cidade, e foi conferida de perto pelo prefeito do Recife, João Campos, na tarde desta terça-feira.

“Essa é a 18ª estátua do Circuito de Poesia, a gente hoje faz uma homenagem ao rei Reginaldo Rossi. Esse que foi um dos grandes baluartes do brega na cidade, todo recifense sabe e conhece quem foi e como é a sua história. A gente faz aqui no Pátio de Santa Cruz a inauguração dessa estátua e eu tenho certeza que, além de uma homenagem à cultura, é uma referência também a um ícone da nossa cultura”, declarou o prefeito João Campos.

Prefeitura do Recife presta homenagem com estátua de Reginaldo Rossi
Prefeitura do Recife presta homenagem com estátua de Reginaldo Rossi/ Foto: Rodolfo Loepert/ PCR Imagem

Quem também contemplou a escultura nesta terça-feira foi Sandro Nóbrega, que foi empresário do artista por 25 anos.

“Eu acho fantástica essa homenagem porque eterniza, realmente, a história dele. Ele foi um cara que sempre cantou o Recife, em todo o canto que ele foi. Todo show ele terminava cantando ‘Recife, minha cidade”, ele gostava disso aqui, ele amava isso aqui. Eu ficava às vezes revoltado com ele porque a gente poderia dormir num hotel e ele dizia ‘vamos embora para casa’, porque ele gostava de Recife. Então eu acho fantástico, eterniza ele. Até os fãs dele, de fora, às vezes ligavam para a gente para saber se tinha alguma coisa de Reginaldo, hoje em dia eu tenho a referência de que tem a estátua, então eu acho uma maravilha. Parabéns à Prefeitura e a todos os encarregados por isso, ficou realmente fantástico”, celebrou ele.