Eleição

Deputado Luciano Bivar é eleito como primeiro secretário da Câmara Federal

O deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE) foi eleito, nesta quarta-feira (03/02), Primeiro Secretário da Câmara Federal. Por dois anos, o parlamentar e presidente do PSL será o responsável pelo gerenciamento do orçamento da Casa, aprovando, por exemplo, obras e reformas.

Nos últimos dois anos, Luciano Bivar havia ocupado o cargo de Segundo Vice-Presidente. No período, ficou com as atribuições de substituir o presidente e o primeiro vice-presidente, além de examinar os pedidos de ressarcimento de despesa média dos deputados e fomentar a interação entre a Câmara e os órgãos do Poder Legislativo dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

“Fico feliz com a eleição e sabemos que a Câmara precisa ter um funcionamento perfeito junto com as secretarias e as vice-presidências. Temos a convicção de que a Casa caminha bem. Acho que agora é um sentimento de doação pelo o que a gente faz como parlamentar e o desejo de que tudo siga na ordem. Sou muito humanista e, juntos, vamos buscar o melhor ideal. Isso é o que importa”, afirmou Luciano Bivar.

Com a nova atribuição, o parlamentar ficará com a responsabilidade pela interpretação do ordenamento jurídico de pessoal e dos serviços administrativos da Câmara. Além da decisão de recursos administrativos e requerimentos de informação a Ministro de Estado ou qualquer titular de órgão subordinado à Presidência da república.

Veja Mais

>>>Marília Arraes derrota o próprio PT ao ser eleita 2ª Secretária da Câmara dos Deputados

A deputada federal Marília Arraes (PT) vai assumir a 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados, após derrotar o próprio PT em candidatura avulsa. Apesar de o cargo não ter relevância, a conquista do cargo foi uma vitória pessoal da deputada que se lançou contra a vontade do PT.

Em sua rede social, Marília falou sobre a importância de sua candidatura.

“A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Federal está começando. Sou candidata avulsa na disputa pela Segunda Secretaria. É muito importante garantir a presença de mulheres nos espaços de decisão! Sigo comprometida com a defesa da democracia, das conquistas sociais e de nossa população”, escreveu.

 

A parlamentar será a segunda mulher da história a ocupar este cargo na Mesa Diretora da Casa.

“É necessário entender que parlamentares mulheres têm, sim, a capacidade de ocupar espaços importantes e de decisão. Nossa eleição foi resultado de uma articulação intensa e democrática e demonstra a confiança que conquistamos nos últimos anos entre os colegas deputados da Casa.”

Ver mais: 

>> Pernambucanos ocupam a nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados; saiba quem são

“É importante destacar que nós, mulheres, assim como os jovens e outros representantes da minoria numérica que compõe o Parlamento, não podemos esquecer de que no ambiente legislativo existem muitas convenções, costumes e acordos, em todas as bancadas, independentemente de coloração partidária. E, infelizmente, a maioria dessas “regras comuns” não consideram a necessidade de se abrir espaços para nós. Por isso, minha eleição tem sim um significado muito importante”, analisou Marília.

Segunda Secretaria

A Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados é um dos cargos mais importantes e influentes da Casa e tem a responsabilidade de cuidar das relações internacionais da Câmara.

Também é função do Segundo Secretário administrar os pedidos de passaportes diplomáticos dos demais deputados e criar relações com as embaixadas de outros países no Brasil.