Mudança

Danilo Cabral é escolhido para ser o líder do PSB na Câmara dos Deputados

O deputado Danilo Cabral (PSB-PE) é o novo líder do PSB na Câmara. O parlamentar assume com o compromisso de intensificar a oposição ao governo Bolsonaro, mas com a preocupação de estabelecer o diálogo para a discussão dos problemas decorrentes das crises sanitária, econômica e social.

“Esse será um ano desafiador e precisamos estar mais organizados, mobilizados e conscientes dos combates que precisaremos travar. Somos de um partido de oposição, mas acredito no diálogo. Pretendemos exercer a liderança construindo mais pontes do que muros”, disse Cabral. “A situação do País exige de nós grandeza, desprendimento e compromisso com o povo que está sofrendo. Temos que focar na solução dos problemas, acima das disputas partidárias”, acrescentou Danilo.

O parlamentar defendeu que a Câmara acompanhe o andamento da vacinação contra a Covid-19 e coloque, urgentemente, em pauta a renovação do pagamento do auxílio emergencial.

Danilo Cabral também avisou que a bancada do PSB irá lutar para que o presidente Bolsonaro responda por eventuais crimes de responsabilidade. “Não restam dúvidas de que as mais de 225 mil vítimas fatais do coronavírus, também são vítimas de Bolsonaro. Seja por incompetência, pelo mau uso do dinheiro público ou pela ação deliberada para desmobilizar as ações de combate a Covid-19, ele deve ser responsabilizado por suas atitudes”, disse.

Danilo Cabral substitui o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) na liderança do partido.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Leia também:
>>>Com apoio de Bolsonaro e 302 votos, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Vitória

Com o apoio do presidente Bolsonaro, o deputado Arthur Lira (PP-AL), é o novo presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi eleito na segunda-feira, 1º de fevereiro, em primeiro turno, com 302 votos e comandará a Casa no biênio 2021-2022. Em segundo lugar ficou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos. Bolsonaro, Com apoio de Bolsonaro e 302 votos, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos DeputadosBolsonaro, Com apoio de Bolsonaro e 302 votos, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Ao todo, 503 deputados votaram. Oito candidatos disputaram a eleição para o cargo de presidente da Câmara. Em seu primeiro ato como presidente, Arthur Lira anulou a votação dos demais cargos da mesa diretora. O parlamentar determinou a realização de uma nova eleição para a escolha de seus integrantes na terça-feira (2), às 16h.

Pelo ato de Lira, a escolha dos candidatos terminará às 11h desta terça e o registro das candidaturas vai até as 13h. A definição dos nomes para os cargos segue o critério de proporcionalidade, dessa forma considera o tamanho das bancadas. A mesa diretora é composta por 11 cargos: presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes.

“Considerando que neste momento apenas o cargo de presidente foi apurado, cargo excluído da proporcionalidade partidária, permitindo a candidatura de qualquer deputado e que nenhuma candidatura apresentada a este cargo foi indeferida. Considerando que ainda não é conhecida a vontade deste soberano plenário, quanto à parte equivocada, relativas aos demais cargos, decide tornar sem efeito a decisão que deferiu o registro do bloco”, argumentou. 

A decisão cancelou a formação do bloco de Baleia Rossi, formado por 10 partidos (PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede). Segundo Lira, o bloco foi protocolado após o término do prazo. Segundo o PT, o sistema da Câmara dos Deputados travou 20 minutos antes do fim do prazo, inviabilizando o protocolo no prazo.