Saúde

Covid-19: Mais quatro pacientes do Amazonas recebem alta médica do Hospital das Clínicas em PE

Sobe para o total de seis pacientes amazonenses que venceram a doença, no hospital-escola, no Recife.

Mais quatro pacientes transferidos de Manaus receberam alta médica do Hospital das Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal vinculada ao Ministério da Educação, na tarde da segunda-feira (1°).
Eles estão curados da Covid-19, após sete dias internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do HC-UFPE/Ebserh. Com isso, sobe para o total de seis pacientes amazonenses que venceram a covid-19, no hospital-escola, no Recife, retornando aos seus lares. Os outros dois (Dyego Morais e Darlem Oliveira, ambos de 31 anos) receberam alta no último sábado (30) e já estão em Manaus.

O metalúrgico Marionez de Castro, 47 anos, o taxista Tiago Oliveira, 34 anos, o mestre de obras Marcos Silva, 44 anos, e a aposentada Raimunda Pinheiro, 63 anos, chegaram ao HC-UFPE/Ebserh na última terça-feira (26), apresentando dificuldade para respirar. Após tratamento da covid-19 e cumprimento do protocolo de liberação clínica, eles retornam hoje (1º) para suas casas, em voo comercial.

“Nossa equipe está empenhada em oferecer o melhor tratamento possível a esses pacientes e uma alta hospitalar é sempre um troféu para a nossa equipe. Essas quatro altas, que foram dadas hoje somadas as duas que foram dadas no sábado passado (30), reafirmam que estamos alcançando êxitos em nosso propósito”, afirma o superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos.

Em relação aos demais pacientes que seguem internados no hospital-escola, ele reforça:

“Continuaremos com a mesma atenção, com a mesma dedicação, trabalhando constantemente para atingirmos este mesmo objetivo para que eles possam ter alta e também retornar para as suas casas, para as suas famílias com a saúde restabelecida”.

O metalúrgico Marionez de Castro, 47 anos, foi um dos que recebeu alta nesta segunda-feira (1º). Ele chegou bastante debilitado ao HC-UFPE/Ebserh, na terça-feira (26).

“Eu cheguei aqui em uma situação muito ruim, pensei que não fosse aguentar, mas Deus me deu forças. Fui recebido de braços abertos pela equipe. Fui muito bem tratado e estou voltando hoje para a minha casa, curado. Eu só tenho a agradecer a todos os profissionais e peço a Deus proteção a todos eles. Que o HC continue salvando vidas assim como salvou a minha”, afirmou.

Com as altas ocorridas, no fim de semana e hoje, são agora seis pacientes transferidos de Manaus com Covid-19 que estão internados no HC-UFPE/Ebserh, dos quais três estão na Unidade de Terapia Intensiva e os demais na Enfermaria de DIP.

Leia também:
>>>Após tratamento em PE, dois pacientes de Manaus recebem alta do Hospital das Clínicas
>>>Dez pacientes de Manaus com Covid-19 chegam ao Hospital das Clínicas, no Recife

Operação Manaus

Desde o último dia 15, o Ministério da Educação (MEC) tem recebido pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus para hospitais universitários federais da Rede Ebserh. Ao todo, já são 138 pacientes transferidos por meio da iniciativa do Ministério da Saúde e três familiares desses pacientes que também testaram positivo para o coronavírus que também foram internados.

Para receber esses pacientes, a Rede Ebserh/MEC organizou uma força-tarefa para montar toda a estrutura necessária nos hospitais (como redefinição de fluxos, reorganização das equipes e redistribuição de leitos, entre outras ações), além de treinamento dos profissionais, que vem ocorrendo desde o ano passado.

Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com Covid-19. Ao todo, foram disponibilizados 205 leitos em nove hospitais universitários administrados pela Ebserh.

As unidades que a Rede Ebserh disponibilizou para receber pacientes de Manaus são: Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh), em Teresina; Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/Ebserh), no Recife; Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh), em São Luís; Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB); Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), em Natal; Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), em João Pessoa; Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/Ebserh), em Goiânia; Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (Hupaa-Ufal/Ebserh), em Maceió; e Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC), em Fortaleza

Da redação do Portal com informações do Hospital das Clínicas

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal