Educação

Cidade de Olinda inicia ano letivo; confira o calendário das atividades

As aulas do ano letivo da Rede Municipal de Ensino da cidade de Olinda serão iniciadas nesta quarta-feira (03). Através do tema “Olinda, Reconectando Aprendizagens”, a Secretaria Municipal de Educação divulga seu calendário de atividades, com a proposta de sensibilizar, orientar e acolher suas equipes pedagógicas, administrativas, pais e estudantes em relação ao contexto atual […]

As aulas do ano letivo da Rede Municipal de Ensino da cidade de Olinda serão iniciadas nesta quarta-feira (03). Através do tema “Olinda, Reconectando Aprendizagens”, a Secretaria Municipal de Educação divulga seu calendário de atividades, com a proposta de sensibilizar, orientar e acolher suas equipes pedagógicas, administrativas, pais e estudantes em relação ao contexto atual quanto às questões socioemocionais.

Para o Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, o momento foi planejado e toda segurança está sendo implementada.

“Estamos passando por um momento único no mundo. Diariamente, as medidas tomadas pelo poder público são reavaliadas e pensadas para minimizar os impactos sofridos por toda a população com a atual crise de saúde. Garantir os cuidados necessários com toda a população de Olinda, defender a saúde e a vida são responsabilidades de todos. Sabemos que o trabalho dos educadores nas nossas escolas da Rede Municipal de Ensino é de extrema importância”, afirmou o gestor.

Leia também:
>>>Olinda abre inscrições para o ProJovem Urbano; confira como fazer a matrícula

“A abertura do ano letivo 2021 representa muita expectativa,  reencontros dos coleguinhas, retomada das atividades pedagógicas, novos aprendizados e desafios, mas também será um ano de muitas realizações”, pontua o Secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva.

A Secretaria Executiva de Programas e Políticas Educacionais intensificará questões socioeemocionais, escuta e sensibilização  que serão trabalhadas durante todo o mês de fevereiro. Nos dias 03 e 04, as equipes gestoras, pedagógicas e administrativas se reunirão nas unidades de ensino para as orientações pedagógicas, com apresentação do Organizador Curricular e Diretrizes do Currículo Contínuo.

O acolhimento socioeemocional aos pais/responsáveis acontece de 08 a 12 de fevereiro. De forma presencial e/ou remota, pais/responsáveis estarão reunidos com a equipe gestora e pedagógica escolar reunidos para as atividades que identificarão os níveis individual/ turma quanto às aprendizagens e desenvolvimento, no âmbito de fluência e compreensão leitora. E de forma remota, nos dias 18 e 19, os estudantes serão acolhidos para volta às aulas.

A partir das orientações das atividades realizadas em fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação de Olinda tem planejamento para um ensino de forma híbrida.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Paulo Roberto Souza Silva, o ensino híbrido acontecerá respeitando o limite da capacidade de atendimento de cada escola.  A mesma medida também acontecerá em todas as etapas de ensino: Educação Infantil, Fundamental ano iniciais e finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura da Cidade de Olinda