Após tratamento em PE, dois pacientes de Manaus recebem alta do Hospital das Clínicas
Os manauaras , que estavam na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HC-UFPE/Ebserh desde o dia 23 de janeiro, embarcam já voltaram para capital amazonense em voo comercial.
A alegria e a gratidão estavam estampadas nos olhos dos pacientes de Manaus Dyego Morais, 31 anos, e Darlem Oliveira, 31 anos, que estão curados da Covid-19 e receberam alta na manhã de sábado (30) do Hospital Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação.
Os manauaras , que estavam na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HC-UFPE/Ebserh desde o último sábado (23) à noite, embarcaram ainda no sábado (30) para a capital amazonense em voo comercial.
“Só quero agradecer pela recepção que tive dos médicos, do pessoal da limpeza e de todos que me acolheram de braços abertos para eu poder vencer essa doença e poder ir para casa”, disse emocionada Darlem Oliveira. Dyego Morais também foi só emoção.

Ver mais:
>> Dez pacientes de Manaus com Covid-19 chegam ao Hospital das Clínicas, no Recife
>> Hospital das Clínicas começa a tratar cinco pacientes com Covid-19 vindos de Manaus
“Sensação de ir para casa é a melhor. Vou voltar para o lar, para a minha família, para os meus filhos e isso é muito gratificante. Mais uma vez, agradeço a família do Hospital das Clínicas. Sou só gratidão. Meu muito obrigado. Fiquem com Deus”, falou.
Na chegada ao HC-UFPE/Ebserh, esses pacientes receberam mensagens de boas-vindas e kits de higiene personalizados. Na saída, o cuidado não foi diferente. A equipe de Hotelaria Hospitalar enviou mensagens de agradecimento e de boa viagem, além de um pote de açaí para eles já sentirem um pouco do gostinho de casa.
O superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos, também participou da despedida.
“É com muita satisfação que a gente atribui este momento de alta destes dois pacientes que recebemos de Manaus. É uma alta carregada de simbolismo em função de toda a mobilização da equipe do HC-UFPE/Ebserh. Nós devolvemos os pacientes aos seus familiares com muita alegria. Agradecemos a todos os envolvidos nesta Operação Manaus, desde a chegada ao retorno desses pacientes para casa”, afirmou.
Com a alta hospitalar de Dyego e Darlem, o HC-UFPE/Ebserh possui, no momento, dez pacientes de Manaus com Covid-19, internados no hospital-escola, três deles estão na Unidade de Terapia Intensiva e os demais na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Eles estão estáveis.
Operação Manaus
Desde o último dia 15, o Ministério da Educação (MEC) tem recebido pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus para hospitais universitários federais da Rede Ebserh. Ao todo, já são 138 pacientes transferidos por meio da iniciativa do Ministério da Saúde e três familiares desses pacientes que também testaram positivo para o coronavírus que também foram internados.
Para receber esses pacientes, a Rede Ebserh/MEC organizou uma força-tarefa para montar toda a estrutura necessária nos hospitais (como redefinição de fluxos, reorganização das equipes e redistribuição de leitos, entre outras ações), além de treinamento dos profissionais, que vem ocorrendo desde o ano passado. Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com Covid-19. Ao todo, foram disponibilizados 205 leitos em nove hospitais universitários administrados pela Ebserh.
As unidades que a Rede Ebserh disponibilizou para receber pacientes de Manaus são: Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh), em Teresina; Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/Ebserh), no Recife; Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh), em São Luís; Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB); Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), em Natal; Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), em João Pessoa; Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/Ebserh), em Goiânia; Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (Hupaa-Ufal/Ebserh), em Maceió; e Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC), em Fortaleza.
Da redação do Portal com informações da Unidade de Comunicação Social HC-UFPE/Ebserh