Carvativir

Maduro anuncia “tratamento com gotas milagrosas” que "neutraliza 100% o coronavírus"

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro anunciou um novo “tratamento misterioso” que despertou preocupação na comunidade científica. As informações são do La Nación.

O tratamento da emergência sanitária causada pela covid-19 na Venezuela é desastroso. Somente na última semana foi registrado a morte de 15 médicos e 3 enfermeiras. Já são mais de 400 mortes de profissionais de saúde no país.

“Não há nenhum país no mundo, por mais pobre que seja, em que o número de mortes de seus profissionais de saúde seja de 33% do total de mortes”, denunciam porta-vozes da legítima Assembleia Nacional venezuelana, eleita em 2015.

Além disso, sabe-se que o regime socialista madurista deliberadamente não aplicou milhares de testes de PCR para detectar pacientes infectados com a covid-19.

Em meio a essas notícias, o ditador Nicolás Maduro desvia a atenção com o anúncio de um suposto “antiviral”, que segundo ele, “neutraliza 100% o coronavírus”. Além disso, “não tem efeitos colaterais”, disse o ditador socialista.

“Todos os medicamentos devem passar pelo rigor do método científico. Falta muito para se recomendar porque não tem esse rigor”, disse Enrique Montbrum, especialista do Hospital Vargas de Caracas, citado no jornal argentino La Nación.

Ver mais: 

>> Maduro pede que Congresso avalie casamento gay e cita Papa Francisco

>> Nicolás Maduro ajuda Brasil com envio de oxigênio para Manaus

>> Brasil cancela status diplomático de enviados da ditadura de Maduro

Este anúncio segue-se a outros não menos polêmicos feitos pelo ditador venezuelano, que anunciou anteriormente  o tratamento da covid-19 com chás de ervas, tratamentos homeopáticos e moléculas curativas. Todos os anúncios sem base médica científica ou a comprovação de resultados eficazes.

Até o momento, a maioria dos venezuelanos não tem acesso a cuidados adequados de saúde. O deputado venezuelano, José Manuel Olivares, médico oncologista, disse que a escassez de material hospitalar em seu país ronda os 80%.

A maioria dos equipamentos, como tomógrafos, ressonâncias magnéticas e raios-X, não estão operacionais; o que torna ainda mais difícil o manejo de doenças como a covid-19, acrescenta Olivares.

A Academia Nacional de Ciências da Venezuela estudou o produto milagroso anunciado por Maduro. Em um estudo preliminar, a o “Carvativir” contém um derivado da planta conhecida como tomilho. O remédio, dizem eles, “não é novidade, pois tanto os extratos quanto os produtos puros de tomilho já têm uma longa tradição como agentes terapêuticos desde os tempos antigos”.