Determinação

Helder Barbalho decreta lockdown em algumas regiões do Pará; Confira quais

O governador do Pará afirmou que uma nova cepa da Covid-19 foi encontrada em algumas cidades do estado.

O Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decretou na manhã deste sábado, 30 de janeiro, o lockdown nas regiões do Baixo Amazonas e na Calha Norte após o Instituto Evandro Chagadas identificar uma nova variante da Covid-19 nessas regiões.

As cidades atingidas pela medida são Santarém, Alenquer, Óbidos Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Prainha e Terra Santa, e passará a valer na segunda-feira, 1° de fevereiro.

O aumento na busca por leitos para pacientes com Covid-19 também foi um fator para a decisão, que muda a bandeira da região que estava em vermelha para preta.

Helder Barbalho afirmou que a medida é para evitar que o vírus se espalhe para o resto do estado.

“Isto é necessário para salvar a vida da nossa população e evitar a proliferação do vírus e, consequentemente, problemas graves que possam levar a óbito muitos paraenses. Não podemos deixar que isso aconteça em nosso estado”, disse o governador.

Em uma rede social, Helder Barbalho publicou um vídeo onde pede a compreenção da população para que as regras sejam cumpridas.

Leia mais:
>>> Alemanha pode prorrogar lockdown para até meados de fevereiro

Lockdown no Grande Recife

O médico e coordenador do comitê científico do Consórcio Nordeste, Miguel Nicolelis, disse que o Grande Recife precisa entrar em lockdown (confinamento total) “imediatamente”.

A resposta a uma pergunta feita nesta quinta-feira (14) em rede social, o internauta perguntou sobre a atuação dos governadores do Nordeste, com ênfase para Pernambuco, em meio à escalada da covid-19 no início de 2021. O médico respondeu que o Estado precisa um “lockdown imediatamente”.

“Nicolelis, se me permite, por que você não usa esse espaço aqui para cobrar nominalmente os governadores do Nordeste a adotar medidas mais duras contra a covid? Em PE, por ex., a indiferença reina absoluta e o governo só fala em aumentar leitos – vai esperar o colapso para agir”, escreveu o internauta identificado como Tiago Barbosa.

“Acabei de falar na TV de Pernambuco dizendo exatamente isso! Grande Recife precisa entrar em lockdown imediatamente. Basta olhar os números de Recife e Olinda para se ter uma noção clara da gravidade da situação”, afirmou o médico Miguel Nicolelis ao questionamento.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal