Imunização

Prefeito do Recife monitora vacinação no Hipódromo

No segundo dia de agenda de rua, após o isolamento devido à covid-19, o prefeito do Recife João Campos conferiu de perto o processo de vacinação contra a doença na Unidade de Cuidados Integrais Guilherme Abath, onde há oito salas de vacinação, no Hipódromo, na manhã desta sexta-feira (29).

Após conversar com os profissionais de saúde, idosos que aguardavam a vacina no local e seus acompanhantes, o gestor municipal detalhou como está sendo executado o Plano Recife Vacina e pediu a solidariedade de amigos e familiares dos idosos com mais de 85 anos de idade no momento do agendamento por meio do aplicativo Conecta Recife ou do site https://conectarecife.recife.pe.gov.br/.

João Campos e profissionais da área da Saúde. Foto: Rodolfo Loepert

“Nós vamos visitar todos os centros de vacinação um a um, ao lado da secretária Luciana Albuquerque, para poder verificar tudo aquilo que pode ser melhorado, aperfeiçoado. A gente tem contado com apoio de toda a nossa equipe da saúde, que num tempo tão curto conseguiu montar um sistema de agendamento 100% digital, conseguimos estruturar os centros, priorizando aquelas áreas que não vão atrapalhar o funcionamento, no dia a dia, dos serviços de saúde seja da atenção básica ou da média complexidade, e o funcionamento tem acontecido da melhor forma e, dia após dia, a gente consegue fazer crescer o número de vacinados”, contou o gestor municipal.

Leia também:
>>>João Campos se recupera da Covid-19 e retoma atividades em rua; veja onde

“Então a gente tem feito isso de maneira bastante intensa e o cuidado é fundamental nesse momento. Então eu vou pessoalmente a todos os centros de vacinação para poder falar com a equipe, para agradecer e para ver todas as melhorias que a gente pode fazer”, complementou ele.

Idosa no local de vacinação. Foto: Rodolfo Loepert

Na ocasião, o prefeito João Campos ressaltou que todos podem ajudar as pessoas com mais de 85 anos a se vacinarem. Sendo parente, amigo ou vizinho, qualquer pessoa pode fazer o agendamento online para a imunização do idoso.

“Para quem tiver alguma dificuldade de fazer a marcação, todas as unidades básicas de saúde, os postos de saúde do município, vão ter pelo menos uma pessoa à disposição para fazer esse agendamento. E também tenho pedido a solidariedade das pessoas. Todo mundo que conhece alguém que está no grupo para ser vacinado, procure saber se essa pessoa já fez o cadastramento, ajude essa pessoa. Quem tem uma tia, uma avó, ou mãe com 85 anos ou mais, ajude a fazer o cadastramento, a marcar o dia da vacinação”, solicitou.

A podóloga Sílvia Azevedo levou a mãe para se vacinar no Hipódromo na manhã desta sexta-feira (29):

“Esse período de pandemia foi um momento difícil para a gente porque a família é grande, somos sete filhos, muitos netos e bisnetos e ela ficou isolada. Teve um processo depressivo, de início, mas depois teve a conscientização e ela teve que se conformar que os filhos não poderiam visitá-la, e antes a casa antes só vivia cheia. A notícia da vacina foi tudo de bom, ela disse logo que queria e confiou piamente na ciência”. A mãe, Maria José Ferreira, 89 anos, saiu contente da sala de vacinação. “Fiquei muito ansiosa para tomar a vacina, eu nem dormi”, disse ela.

Até o fim do dia desta quinta-feira (28), a Prefeitura do Recife chegou a quase 17 mil pessoas vacinadas com as 2.520 doses contra a covid-19 aplicadas nos dois primeiros grupos prioritários do Plano Recife Vacina.

O trabalho ocorreu nas 65 salas dos nove centros de vacinação e três pontos de drive-thru. Com isso, o município já imunizou 16.947 recifenses com a primeira dose da vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde.

Na próxima segunda-feira (1º), será a vez dos cerca de 6.500 profissionais da rede de Atenção Básica do Recife começarem a ser imunizados.

A vacinação dos idosos acima dos 85, que teve início na última quarta-feira (27), está sendo realizada das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, nos nove centros de vacinação. São eles: Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

A população ainda pode ter acesso à vacinação em um dos três pontos do drive-thru instalados no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

AGENDAMENTO

A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante.

O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

VACINÔMETRO

A população pode acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao ‘vacinômetro’, ferramenta que está disponível para a população através do App Gratuito Conecta Recife, disponível nas lojas PlayStore e AppStore, para dispositivos, além do Web App https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. A iniciativa faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife.

Com a covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários.

O número de pessoas já vacinadas também pode ser acompanhado em detalhes dentro das plataformas (site e aplicativo). Dentro da plataforma estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes.

FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses.

A Prefeitura do Recife vai articular parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as denúncias feitas pelo canal sejam apuradas e que sejam aplicadas as medidas cabíveis. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife