Imunização

Prefeito do Recife monitora vacinação no Hipódromo

Em visita ao Centro de Vacinação Guilherme Abath, prefeito João Campos falou da importância da solidariedade na hora do agendamento online para vacinação contra a covid-19 dos idosos com mais de 85 anos.

No segundo dia de agenda de rua, após o isolamento devido à covid-19, o prefeito do Recife João Campos conferiu de perto o processo de vacinação contra a doença na Unidade de Cuidados Integrais Guilherme Abath, onde há oito salas de vacinação, no Hipódromo, na manhã desta sexta-feira (29).

Após conversar com os profissionais de saúde, idosos que aguardavam a vacina no local e seus acompanhantes, o gestor municipal detalhou como está sendo executado o Plano Recife Vacina e pediu a solidariedade de amigos e familiares dos idosos com mais de 85 anos de idade no momento do agendamento por meio do aplicativo Conecta Recife ou do site //conectarecife.recife.pe.gov.br/.

Prefeito, Prefeito do Recife monitora vacinação no Hipódromo
João Campos e profissionais da área da Saúde. Foto: Rodolfo Loepert

“Nós vamos visitar todos os centros de vacinação um a um, ao lado da secretária Luciana Albuquerque, para poder verificar tudo aquilo que pode ser melhorado, aperfeiçoado. A gente tem contado com apoio de toda a nossa equipe da saúde, que num tempo tão curto conseguiu montar um sistema de agendamento 100% digital, conseguimos estruturar os centros, priorizando aquelas áreas que não vão atrapalhar o funcionamento, no dia a dia, dos serviços de saúde seja da atenção básica ou da média complexidade, e o funcionamento tem acontecido da melhor forma e, dia após dia, a gente consegue fazer crescer o número de vacinados”, contou o gestor municipal.

Leia também:
>>>João Campos se recupera da Covid-19 e retoma atividades em rua; veja onde

“Então a gente tem feito isso de maneira bastante intensa e o cuidado é fundamental nesse momento. Então eu vou pessoalmente a todos os centros de vacinação para poder falar com a equipe, para agradecer e para ver todas as melhorias que a gente pode fazer”, complementou ele.

Prefeito, Prefeito do Recife monitora vacinação no Hipódromo
Idosa no local de vacinação. Foto: Rodolfo Loepert

Na ocasião, o prefeito João Campos ressaltou que todos podem ajudar as pessoas com mais de 85 anos a se vacinarem. Sendo parente, amigo ou vizinho, qualquer pessoa pode fazer o agendamento online para a imunização do idoso.

“Para quem tiver alguma dificuldade de fazer a marcação, todas as unidades básicas de saúde, os postos de saúde do município, vão ter pelo menos uma pessoa à disposição para fazer esse agendamento. E também tenho pedido a solidariedade das pessoas. Todo mundo que conhece alguém que está no grupo para ser vacinado, procure saber se essa pessoa já fez o cadastramento, ajude essa pessoa. Quem tem uma tia, uma avó, ou mãe com 85 anos ou mais, ajude a fazer o cadastramento, a marcar o dia da vacinação”, solicitou.

A podóloga Sílvia Azevedo levou a mãe para se vacinar no Hipódromo na manhã desta sexta-feira (29):

“Esse período de pandemia foi um momento difícil para a gente porque a família é grande, somos sete filhos, muitos netos e bisnetos e ela ficou isolada. Teve um processo depressivo, de início, mas depois teve a conscientização e ela teve que se conformar que os filhos não poderiam visitá-la, e antes a casa antes só vivia cheia. A notícia da vacina foi tudo de bom, ela disse logo que queria e confiou piamente na ciência”. A mãe, Maria José Ferreira, 89 anos, saiu contente da sala de vacinação. “Fiquei muito ansiosa para tomar a vacina, eu nem dormi”, disse ela.

Até o fim do dia desta quinta-feira (28), a Prefeitura do Recife chegou a quase 17 mil pessoas vacinadas com as 2.520 doses contra a covid-19 aplicadas nos dois primeiros grupos prioritários do Plano Recife Vacina.

O trabalho ocorreu nas 65 salas dos nove centros de vacinação e três pontos de drive-thru. Com isso, o município já imunizou 16.947 recifenses com a primeira dose da vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde.

Na próxima segunda-feira (1º), será a vez dos cerca de 6.500 profissionais da rede de Atenção Básica do Recife começarem a ser imunizados.

A vacinação dos idosos acima dos 85, que teve início na última quarta-feira (27), está sendo realizada das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, nos nove centros de vacinação. São eles: Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

A população ainda pode ter acesso à vacinação em um dos três pontos do drive-thru instalados no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

AGENDAMENTO

A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante.

O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

VACINÔMETRO

A população pode acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao ‘vacinômetro’, ferramenta que está disponível para a população através do App Gratuito Conecta Recife, disponível nas lojas PlayStore e AppStore, para dispositivos, além do Web App //conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. A iniciativa faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife.

Com a covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários.

O número de pessoas já vacinadas também pode ser acompanhado em detalhes dentro das plataformas (site e aplicativo). Dentro da plataforma estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes.

FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses.

A Prefeitura do Recife vai articular parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as denúncias feitas pelo canal sejam apuradas e que sejam aplicadas as medidas cabíveis. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp //conectarecife.recife.pe.gov.br.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal